Aparecida de Goiânia, segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Artigo

Neurociência digital, por Vivian Perpétuo

Marcus Vinicius
11 de outubro de 2021

Por Vivian Perpétuo

É preciso entender que dentro do marketing tudo comunica. Aliás, nós comunicamos o tempo inteiro nos ambientes em que transitamos e não somente no marketing digital.

Porém, depois do período que enfrentamos onde as pessoas tiveram que partir fortemente para o marketing digital, onde a pandemia fez adiantar em 10 anos este cenário, aprendemos o quanto cada detalhe é importante neste meio. E o mais importante de tudo dentro dele é imprescindível nossa postura profissional com a nossa essência e transparência.

Neurociência Digital

É o estudo da neurociência para entender os efeitos do marketing digital no comportamento do consumidor. Quais são as determinadas reações que nosso cérebro e nosso corpo fazem através do marketing digital? O que faz com que o consumidor consuma sua marca ou a do concorrente?

Para entender estes comportamentos os neurocientistas utilizam de diversos estudos e técnicas. A seguir vamos entender algumas delas. Mas, antes é importante falar que nenhuma destas técnicas ou estudos são para manipular o consumidor e sim para entender através destas análises as preferências dos consumidores.

Rastreamento Ocular

Esta é uma técnica que já é aplicada na Holanda e consiste em entender aquilo que chama atenção no olhar do consumidor.
Quando o consumidor entra na loja e onde seus olhos forem primeiro, o vendedor já sabe o que mais chamou a atenção dele e desta forma pode atender com mais precisão, montar uma boa promoção e principalmente, fazer uma venda personalizada.

Já é de conhecimento que dentro de um shopping por exemplo, ao entrar as pessoas tendem a olhar primeiro para um lado da loja e isto faz com que lojas que estejam neste determinado lado muitas vezes tem o aluguel mais caro.

Ressonância

A Ressonância magnética trabalha com a cognição. Através da ressonância os neurocientistas podem ver e entender as reações cerebrais e o que foi mais ativado ao se colocar uma pessoa em frente uma marca, um produto, texturas e etc.

É um tipo de técnica muito utilizada com grupos de pessoas para entender inclusive as sensações que determinado produto faz para se criar uma campanha publicitária mais assertiva.

Atividade Eletrodérmica

É uma técnica que gera sensações na pele. É possível fazer uma relação das relações causadas na pele como nosso cérebro reage.
Falando neste momento pós pandemia que começamos a viver, mais e mais dentro do marketing serão utilizados conceitos e materiais que abracem as pessoas. Já tem estudos bem avançados que o distanciamento social trouxe para as pessoas uma necessidade de abraço. Então, tudo aquilo que na comunicação visual possa trazer a sensação de aconchego será algo no qual despertará muito a atenção e o desejo das pessoas.

Codificação Facial

Entender como gerar felicidade é esta a utilidade deste equipamento. O equipamento que faz esta decodificação é extremamente sensível e consegue mensurar as reações das suas expressões faciais.

Estas são algumas técnicas que os neurocientistas utilizam para as grandes marcas.

E como fazer com que os consumidores possam lembrar dos meus produtos, serviços e de minha marca se não tenho como investir em pesquisas assim como as grandes marcas?

O seu branding será essencial neste momento. E como fazer isto?

Como dito no início deste artigo, tudo no marketing comunica e você terá que utilizar dos cinco sentidos para criar em todos que tiveram contato com aquilo que você oferece sensações.

Então, você precisará fazer uso do marketing sensorial, aqui no AparecidaNet já escrevi um artigo falando todos os pontos dele. Através dos cinco sentidos visual, sonoro, olfativo, tato e paladar você conseguirá além de aguçar seus consumidores também trazer diversas boas sensações para os mesmos.

Vale destacar que nesse período que estamos adentrando agora, este início pós pandêmico, ele deixou muitas marcas nas pessoas e a principalmente dela veio com o distanciamento social no qual as pessoas entraram numa overdose. Uma overdose de informações e aproveitaram o tempo para aprender diversas coisas com cursos e mais cursos.

O convívio somente com as mesmas pessoas dentro da mesma casa trouxe um aumento muito grande de divórcios como também levou muitos jovens a casar ou mesmo sair da suas casas e morar com o namorado. Outro dado: houve um aumento nas famílias, especialmente de quem estava adiando a maternidade.

E por tudo que aconteceu, para maioria das pessoas o que elas estão procurando ultimamente depois de todo esse excesso de informação, o trabalho remoto triplicado, juntamente com o trabalho dentro de casa, as crianças e, elas também foram muito afetadas com todo o desgaste emocional que todos tiveram pelo distanciamento é diversão.

Observamos que as redes sociais das dancinhas e piadinhas cresceram tanto, porque as pessoas precisam se anestesiar.
Agora chegará o momento em que as pessoas estão ávidas por alegria e felicidade. E estes estudos da neurociência já se adiantaram que as marcas que conseguirem trazer leveza na sua comunicação estarão na frente.

Entenda de pessoas começando por você. Comece a observar o comportamento. O que você tem mais buscado além de alavancar seu negócio? Quais são seus desejos e anseios? Quais são suas dores e o que tem buscado para poder resolver?

São estas mesmas perguntas que seu principal e melhor cliente tem buscado. Mas, a pergunta principal: aquilo que você oferece resolve o que eles têm buscado?

Preste atenção como o que os neurocientistas buscam saber das pessoas, olhe para seu negócio e olhe para você: creio que você entenderá o que seus consumidores buscam.

Até a próxima semana.

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