Aparecida de Goiânia, quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Antirábica

Neste sábado Aparecida aplica vacina contra a raiva para cães e gatos no Centro de Zoonoses

Redação
11 de setembro de 2021

A Campanha será aberta no centro de Zoonoses, se estenderá até 27 de novembro no local, das segundas-feiras aos sábados, e mais postos de vacinação serão divulgados na próxima semana pela Secretaria de Saúde. A imunização também pode ser agendada a domicílio para quem tem mais de cinco cães ou gatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) realiza, neste sábado, 11 de setembro, no Centro de Zoonoses (CZ), das 8h às 16h, a abertura da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina de 2021, que se estenderá até o próximo 27 de novembro. Neste ano, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a imunização será descentralizada para facilitar, com segurança e eficiência, o acesso das pessoas às vacinas para seus animais. Para tanto, a SMS divulgará, na próxima semana, os endereços de mais postos de vacinação espalhados pela cidade.

A abertura da Campanha será neste sábado, 11, no CZ, principal posto de vacinação com funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. Aos sábados, como será na abertura, o Centro de Zoonoses realizará a imunização das 8h às 16h. A unidade é situada na Rua Reno esquina com Rua Rodeio, qd. 54, no Setor Pontal Sul 2.

Vacinação a domicílio

Além disso, o CZ também oferece vacinação em domicílio, via agendamento, para quem tem mais de cinco animais. A solicitação deve ser feita pelos números 3545-5921 e 3545-5922 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

Proteção indispensável

O Secretário de Saúde Alessandro Magalhães explica que a raiva é uma doença infecciosa aguda que pode ser transmitida do animal para o homem através de mordidas, arranhões ou lambidas de animais contaminados. “Levar seu cachorro ou gato para vacinar é uma demonstração de responsabilidade social e de afeto e respeito pelos animais. Se contaminados, esses bichos podem apresentar sinais como agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência, podendo falecer em até uma semana após a apresentação dos sintomas,” acrescenta o gestor.

Neste ano, a meta da superintendência de Vigilância em Saúde da SMS é a de vacinar cerca de 72 mil animais na cidade que possuem mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando. O chefe do Centro de Zoonoses, o veterinário Thulio Durães, esclarece que a vacina só não é indicada para animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse: “Se necessário, avaliamos quando há risco na imunização e conversamos com os proprietários para orientá-los”.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram