Aparecida de Goiânia, terça-feira, 21 de setembro de 2021
Vacinação

Nesta 2ª feira continua vacinação para pessoas com deficiência

Redação
24 de maio de 2021

Agora, pessoas com deficiência permanente que não estão inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada também podem se vacinar

vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia segue sendo realizada nesta segunda-feira, 24, para os grupos de pessoas com comorbidades e deficiência permanente. A aplicação da vacina é realizada nos dois drives, sendo eles na Cidade Administrativa e no Centro de Especialidades, das 8h às 18h. E em cinco Unidades Básicas de Saúde, além da Central de Imunização, das 8h às 17h.

Desde sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida ampliou a vacinação para o grupo de pessoas com deficiência permanente. Agora, aquelas que não estão inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem se vacinar.

Em relação à Covid, pessoas com comorbidades e aquelas com deficiência permanente acima de 18 anos podem procurar, sem necessidade de agendamento, os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também poderão ser imunizadas mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida e com prescrição médica. Também estão sendo vacinadas pessoas com síndrome de down acima de 18 anos e pessoas com doenças neurológicas crônicas, mediante laudo médico. Idosos e profissionais de saúde também podem se vacinar mediante agendamento.

Já quem prefere ser imunizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade ReisJardim OlímpicoBairro CardosoJardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, devem agendar o atendimento pelo aplicativo Saúde Aparecida. A ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que, para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidadeCPF ou cartão SUScomprovante de endereço de Aparecida e documento comprobatório da comorbidade, deficiência, gravidez ou puerpério.

Comprovação da deficiência

Nesse sentido, seguindo o Plano Nacional de Imunizações, a Secretaria de Saúde de Aparecida ampliou o grupo de pessoas com deficiência permanente. Agora, aquelas que não estão inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem se vacinar. Para tanto, a deficiência poderá ser comprovada por meio de outros documentos, desde que em atendimento ao conceito de deficiência permanente adotado pelo Ministério da Saúde.

A partir de agora esse grupo pode apresentar: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Comprovação da comorbidade

Já aqueles que têm comorbidades devem comprovar a condição por meio de laudo médico. A Secretaria de Saúde criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, qualquer laudo médico simples também será aceito, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo.

Comorbidades contempladas

Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; síndrome de down; e cirrose hepática. A campanha contempla ainda pessoas com doença neurológica crônica e com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. O serviço também está disponível nas UBS’s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento.

Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de vacinação. Se a dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram