Motoristas de Goiás já podem ter até 40% de desconto em multas

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Aplicativo SNE da descontos de até 40% sobre o valores de multas de trânsitos

O Governo de Goiás, por meio do Detran-GO e Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). Concluiu a adesão do Estado ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Que permite aos cidadãos o pagamento de multas de trânsito com 40% de desconto. Os sistemas do Detran-GO e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já estão interligados e também foi firmado convênio com essa finalidade. Para operacionalizar o funcionamento, só falta o Denatran liberar o acesso do Detran-GO ao SNE, o que deve ocorrer a qualquer momento.

O aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) oferece desconto de 40% no valor de multas. Esses descontos será possível se os condutores reconhecerem a infração assim que receberem a notificação, sem apresentar defesa prévia e recurso. O sistema gerará um código de barras para pagamento no aplicativo.

Inicialmente, em Goiás, serão disponibilizadas as multas de competência do Detran-GO e da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). Ou seja, multas de documentação, ou de circulação, parada e estacionamento em rodovias estaduais poderão ser pagas com desconto. Para que as multas aplicadas no perímetro urbano das cidades também entrem no sistema, é necessário que as prefeituras, responsáveis por essa gestão, façam a adesão.

Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, é determinação do governador Marconi Perillo que se busque a ampliação dos convênios para que todas as multas possam ser pagas com desconto. “Para isso, precisamos estabelecer convênios como todos os municípios e com a Polícia Militar do Estado. Estamos empenhados em assegurar esse direito ao cidadão”, reitera Manoel Xavier.

Como ter o desconto

O SNE está integrado à base única do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), onde já ficam registradas as multas interestaduais. Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que desenvolveu o aplicativo, todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito podem aderir ao SNE voluntariamente e as ocorrências locais passarão a ser computadas.

O presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, explica que além dos órgãos autuadores fazerem adesão ao sistema, o cidadão também terá que baixar o aplicativo. Até 45 dias após a adesão ao sistema, o condutor receberá tanto a notificação eletrônica quanto a impressa; após esse prazo, apenas a eletrônica. Quem não aderir ao sistema continuará recebendo as notificações em papel em 30 dias e poderá fazer o pagamento da multa com 20% de desconto até o vencimento.

Apesar do aplicativo, o Denatran alerta que não fará comunicação por emails, mensagens SMS e outros mecanismos via internet e que os usuários precisam estar atentos para evitar tentativas de fraudes. O aplicativo do SNE está disponível no Google Play ou App Store.

Notícia postada em  

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e nosso Termos de Uso, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.