Por Vivian Perpétuo
Diferenciação é tudo o que as pessoas buscam em produtos e serviços.
Em Marketing, diferenciação é a capacidade que uma empresa tem de ser percebida como diferente dos concorrentes, em função de suas vantagens competitivas. Ela pode se diferenciar a partir da segmentação de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix de Marketing (produto, preço, promoção e ponto-de-venda/distribuição).
Para a diferenciação de produtos, a empresa conta com uma extensa gama de parâmetros:
- Forma
- Características
- Desempenho
- Conformidade
- Durabilidade
- Confiabilidade
- Facilidade de reparo
- Estilo
- Design
Nem toda diferença é considerada significativa. Ela deve ser estabelecida até satisfazer os seguintes critérios:
- Importância: oferece um benefício de alto valor
- Destaque: é oferecida de maneira destacada
- Superioridade: é superior a outras maneiras de se obter o benefício
- Exclusividade: não pode ser facilmente copiada pela concorrência
- Acessibilidade: o comprador deve poder pagar pela diferença
- Lucratividade: deve ser lucrativa para a empresa
Esta é a explicação segundo o Wikipedia.
O que tenho acompanhado dentro das redes sociais e observado no dia a dia é que todas as pessoas querem ser únicas, porém o fato é que as pessoas são únicas.
O que na verdade as pessoas buscam por aquilo que elas gostaria de ter ou ser: diferenciação.
E, o que o marketing digital tem nisto tudo? Se olharmos nossas redes sociais e analisarmos o assunto que você mais fala, que você vende ou pesquisa parece que todas as pessoas estão fazendo ou falando mais do mesmo.
Mas, o que de fato as pessoas compram da marca X ou da pessoa Y que é o mesmo que você faz e não compra de você? Já se pegou fazendo esta pergunta?
Porém, você já parou para pensar e dizer qual o diferencial do seu produto ou serviço que seu concorrente não tem?
É importante entender que nos negócios e no marketing algo muito importante que cada um deve encontrar é primeiro se conhecer…
Quem é a pessoa por trás da marca?
Por que eu resolvi fazer o que faço?
Quais foram os principais fatores que me fizeram chegar até aqui?
O que me faz continuar?
Quais são os meus valores?
No que acredito?
Acredito que quando você consegue responder esta pergunta você vai conhecer o diferencial do seu produto e/ou do seu serviço.
Você encontrará seu posicionamento e desta forma conseguirá que sua marca seja um produto físico ou você possa resistir ao tempo, possa melhorar adaptar e se realinhar as mudanças sem perder sua essência e valores.
Veja o exemplo da Pepsi, ela encontrou seu posicionamento e se colocou forte como a segunda opção com orgulho quando fez o comercial com a frase: “pode ser Pepsi”. Ela se posicionou com orgulho como a segunda melhor marca. A marca que todos lembram se não tiver a outra.
É necessário entender que neste universo todo o autoconhecimento do porque sua marca está no mundo e os seus valores precisam ser transmitidos para seus todos os seus colaboradores e claro para seus clientes.
O que é necessário fazer em primeiro lugar é o “arroz e feijão” bem feitos e coloque seu tempero que é único. É neste ponto, eu acredito, que você irá encontrar seu diferencial e as pessoa vão consumir de vocês aquilo que elas gostariam de ter para elas.
Lembre-se que as pessoas compram por emoção. E a emoção que você coloca dentro da sua empresa, do seu produto, da sua marca sempre irá sobressair. Dentro da emoção crie o desejo. Faça muito bem o que você faz e dentro coloque sua diferenciação.
Para finalizar, darei um exemplo que para mim é muito forte em diferencial de marca que no fundo tem a emoção e o desejo de se possuir aquilo que a pessoa não tem o quer ser.
O exemplo é a Harley Davison que é uma marca com mais de 119 anos. Porém, já passou por dificuldades, principalmente na década de 80 quando entrou no mercado as marcas japonesas. Ela foi uma marca essencialmente rebelde e até fora da lei meio marginal. Em meio a essas dificuldades que a marca passava na época, os três irmãos donos tiveram a ideia de criar um clube, Harley Owners Group, para todas as pessoas que possuíam uma Harley. Desta maneira também começaram a incluir as famílias, ou seja, mulheres e filhos dentro do universo Harley. E, desta forma criaram uma diferenciação que era fazer parte deste clube, mas o que tem de mais intenso que a marca trás é experienciar a liberdade e a aventura.
Veja bem, muitas pessoas que fazem parte deste clube seleto chamado Harley geralmente são os chamados “engravatados” ou mesmo vários executivos que se aposentaram e adquirem uma Harley para viver a liberdade e aventura que os ambientes corporativos não possuem.
Enxergo nessa marca dois diferenciais: o de pertencimento a um grupo seleto e o da liberdade intrínseco nela.
E aí, pergunto qual é o tempero que tem sua marca? Quais são os seus valores? O que você tem de diferente que traz uma sensação única?