Aparecida de Goiânia, quarta-feira, 22 de setembro de 2021
Política

Lula no Nordeste, sigilos quebrados na CPI e a volta da fome no Brasil, por Rodrigo Vianna

Redação
22 de agosto de 2021

A CPI da Covid no Congresso segue buscando os responsáveis pela péssima gestão da pandemia no Brasil. Nesta edição do programa Tempero da Notícia, produzido pelo Brasil de Fato, o jornalista Rodrigo Vianna destaca a quebra de sigilo de Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, pela Comissão. A ideia é apurar se Wassef está envolvido no esquema de compra de vacinas com valores superfaturados. Outro que teve a quebra do sigilo decretado é o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara.   

Enquanto isso, o ex-presidente Lula faz um giro pelo nordeste para conversar com lideranças políticas e movimentos populares. Desde o começo da semana, Lula já passou por Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. As visitas foram importantes, inclusive, para alinhavar a formação de um bloco progressista para o período eleitoral, de 2022.

Outro destaque do programa é a volta do fome no Brasil. Com a inflação elevando os preços de diversos itens essenciais, famílias tem recorrido à lenha para preparar alimentos, por conta do preço do gás de cozinha, que passa dos R$ 100. Junte a isso taxas recorde de desempregos e um governo que não consegue colocar a economia nos eixos. 

::Silêncio de dono da Precisa é "altamente incriminador", afirma senador da CPI da Covid::

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é quem vai para a Panela de Pressão desta semana. Alçado ao posto em meio à pandemia de covid-19, Queiroga tem desestimulado o uso de máscaras faciais, medida recomendada cientificamente para evitar a progressão do vírus e tem se mostrado cada vez mais próximo ao presidente Jair Bolsonaro, que coordena uma onda negacionista no Brasil.

Outro que entra na Panela de Pressão é Milton Ribeiro, ministro da Educação. Pastor, Ribeiro prega um fundamentalismo religioso, deslegitima políticas sociais, tem feito declarações contrárias ao acesso universal ao sistema de ensino público superior e recentemente, atacou inclusive a educação inclusiva, ao dizer que alunos com necessidades especiais atrapalham em sala de aula.

No Cafezinho, mais uma homenagem, merecida, ao Padre Júlio Lancelloti, que recebeu o prêmio Zilda Arns de Direitos Humanos. O prêmio, entregue pela Câmara dos Deputados, foi criado em 2017, para destacar pessoas que atuam de maneira decisiva na defesa dos direitos. Padre Júlio tem travado uma batalha no auxílio aos moradores em situação de rua de São Paulo e foi atacado, recentemente, pela deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP), que condenou a entrega de alimentos feita pelo Padre na Cracolândia, local que concentra dependentes químicos na capital paulista. 

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube do Brasil de Fato e na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes, Brasil de Fato

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram