Aparecida de Goiânia, quarta-feira, 22 de setembro de 2021
LGPD

LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados (PARTE II), por Vivian Perpétuo

Redação
6 de setembro de 2021

Principais preocupações:

Consentimento do usuário/leads:

Que precisa ser explícito com a coleta. Se o lead for baixar um ebook seu, se não houver explicitamente um consentimento da mesma para que depois possa lhe ser enviado também um email marketing você não poderá fazê-lo. Além disso, ao baixar o ebook você deve ter o link com o Termo de Uso com tudo sobre como os dados desta pessoa serão tratados, além de como ela poderá utilizar este ebook que você esta oferecendo gratuitamente.

Direitos dos Titulares dos Dados

Consultar, gratuitamente, quais dos seus dados as empresas armazenam e até pedir a retirada do sistema.

Acesso, correção de dados, anonimização, bloqueio ou eliminação dos seus dados. Qual a finalidade de marketing, a qualquer momento o titular do dado pode solicitar a eliminação de seus dados.

Ou seja, sua empresa ou quem coleta dados por qualquer situação será obrigado a normalizar dentro da sua empresa os pedidos das pessoas referente aos seus dados e você terá um prazo para cumprir a solicitação desta pessoa.

O Princípio do Tratamento de Dados

O princípio de “Observar a boa fé” e possui 10 pontos que devem ser respeitados:

  1. Finalidade
  2. Adequação
  3. Necessidade
  4. Livre acesso
  5. Qualidade
  6. Transparência
  7. Segurança
  8. Prevenção
  9. Não discriminação
  10. Responsabilização e prestação de contas

Em todos os lugares que as pessoas forem, seja em qualquer estabelecimento físico ou online, todas as vezes que forem solicitados dados ela poderá e vai questionar, por que e para que você precisará deles?

Quais as providências que você já deverá tomar para implementar esta prática?

Gestão das Listas Passadas

Cadastro (sendo ele da sua loja física ou online)

Para você continuar enviando emails, promoções mesmo em listas de transmissão do WhastApp.

Será necessário começar a gerenciar desde já estes dados enviando uma mensagem informando as pessoas que elas estão na sua lista de cadastro e que por conta do enquadramento da LGPD quer saber se deseja receber suas informações ou não.

Neste caso, será interessante, principalmente se você tiver uma lista muito que além de cumprir o seu papel por conta da LGPD, você fará uma limpa na sua lista além do que se fizer uma boa copy poderá aquecer este lead que muitas vezes pode estar frio e parado.

Será trabalhoso, mas com boa estratégia poderá colher ótimos frutos.

Outro ponto importante sobre este cadastro é que até mesmo dentro da sua empresa será necessário nomear pessoas responsáveis que poderão manipular os dados sendo eles interno de funcionários ou clientes. Além disso, cada pessoa que estiver manipulando estes dados deverá ter nível de acesso aos mesmos. Isto quer dizer que todo seu cadastro deverá estar organizado e com hierarquia para acessá-los. Não poderão mais estar espalhados em várias listinhas de excel ou mesmo aberta na nuvem e quem acessá-las terá responsabilidade sobre os mesmos.

Captação De Leads Com Autorização Do Portador Dos Dados

Hoje os modelos de captação de leads online são no formato optin ou seja já vem estabelecido que a pessoa ao baixar qualquer material seu antes a opção dos dados para envio de propagandas já vinha marcados hoje a pessoa terá um termos de consentimento explícito que ela poderá ou não aceitar.

Tudo o que você fará com os dados dela deverá estar claro e sem letras miúdas através do termo de uso que poderá vir num link e outro termo se a pessoa aceita receber suas promoções e newsletter.

Proteção de Dados Capturados

Como informado anteriormente, os dados capturados precisarão ter uma gestão e uma hierarquia com as pessoas que serão autorizadas a manipular os dados capturados.

Isto vale até mesmo com a lista de pacientes de um consultório médico. Os dados dos seus pacientes tem que ter alguém responsável pela manipulação do mesmo. Se houver vazamento desses dados por um ex-funcionário o seu consultório será punido.

Conformidade dos Anúncios do Facebook/Google

Será necessário que você utilize um disclaimer páginas, como exemplo:

“Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse em nossa plataforma e em serviços de terceiros.

Ao navegar pelo site, você autoriza a empresa X a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade de Privacidade e Proteção de Dados e Termos e Condições de Uso para mais detalhes.”

Termo e Condições de Uso: espécie de “contrato de adesão” para usuários. Onde conterá as características gerais, permissões de usuário, descrição do serviço, promoções, uso da conta, política e regras de reembolso, rescisão, proteção à propriedade intelectual, etc.

Política de Privacidade: “carta” aos usuários de um site, serviço ou sistema sobre a privacidade dos dados fornecidos.

Conclusão

O impacto referente a gestão dos dados muitas vezes é pior do que receber uma multa, você sabe que tudo de negativo que vaza na internet muitas vezes traz prejuízos irreversíveis. É necessário ter uma gestão e relacionamento online muito bem estruturados.

Ter o consentimento livre sem inequívoco, informando o propósito e finalidade de como os dados serão utilizados por você ou sua empresa. E se não for aceito o consentimento, como você deverá atuar, qual será a gestão da revogação tudo deve estar desenhado.

Na Prospecção, qual o ciclo de vida dos dados pessoais. Na captura de leads você precisará fazer a adequação dos formulários isto também valerá para o de ferramentas e QRCodes.

Emails, todos precisarão de atualização do consentimento, termo de uso, política de privacidade para toda a sua lista.

Grupos de WhatsApp e automações: serão necessárias as adequações de todo o uso.

A LGPD mais do que a transparência e cuidado com o uso dos dados também mostrará um “branding” da empresa que de fato esteja praticando este compromisso.

Fará também com que o conteúdo seja realmente de valor, pois a pessoa só irá desejar receber mensagens de empresas e pessoas que fornecem de fato um bom conteúdo.

Se você olhar para o LGPD como um momento de readequação geral no seu marketing e na política de transparência dentro da sua empresa e para seus clientes verá que terá grandes oportunidades nisto que parece a princípio bem chato, pois fará com que todos possam se envolver em um momento de total melhora nos seus produtos, serviços e entregas. E se hoje, tudo é branding está política bem desenvolvida será um excelente branding para você.

Depois de todas essas informações, qual a sua opinião referente a LGPD? Você já começou a normalizar dentro da sua empresa?

Para quem perdeu a primeira parte da Lei Geral de Proteção de Dados, é só acessar o link https://aparecidanet.com.br/lgpd-lei-geral-de-protecao-de-dados-no-brasil/

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