Lead, o que é?, por Vivian Perpétuo

Da Redação
12/07/2021 - 05:21
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Lead, o que é?, por Vivian Perpétuo

A definição é que Lead é um usuário que demonstra interesse em um tema relacionado a um produto ou serviço e fornece espontaneamente um meio de contato (geralmente o e-mail) para dar início a um relacionamento permanente com a marca. O objetivo final é que ele se torne um cliente leal.

Os clientes potenciais são consumidores que usam a mídia digital para solicitar uma conversa contínua com a marca, ou seja, uma oportunidade de negócio.

Portanto, os leads em potencial também são chamados de clientes em prospects.

Essas pessoas demonstraram interesse em adquirir produtos ou serviços, mas ainda não estão prontas para aceitar ofertas.

Por isso, mesmo que você ou sua empresa ainda não sejam conhecidos para alguém entrar em contato com e se tornar um cliente é necessário fortalecer a conexão entre o indivíduo e a marca por meio de um relacionamento duradouro.

Já se foram os dias em que apenas mostrar um produto era suficiente para vender. Na era digital, os consumidores precisam confiar nas marcas para concluir as transações.

É por isso que existem muitas etapas entre atrair visitantes e convertê-los em compradores.

A inovação tecnológica trouxe muitos benefícios para as empresas.

Entre eles, automação de processos e interação diária com os consumidores.

Hoje, as pessoas visitam blogs, sites, redes sociais, aplicativos e lojas online o tempo todo. E o melhor é que nestas visitas as pessoas estão interessadas em fazer negócios.

Os consumidores podem comprar produtos com um clique. Esta é uma transformação operacional. Mas isso não é a única coisa que mudou.

A relação entre pessoas e marcas continua se aprofundando. O usuário agora está ativo no processo de comunicação, não mais apenas recebendo mensagens. Eles têm uma palavra a dizer e interagem com a empresa e, isso faz toda a diferença na decisão de compra.

Portanto, gerar leads e conversar com eles a partir daí é a melhor forma de conquistar novos clientes e manter a fidelidade dos clientes adquiridos.

Qual é a diferença entre leads, visitantes, prospects e contatos?

O lead é o usuário que visita sua página, mas qual outro atributo ele tem?

Há uma grande diferença entre as pessoas que visitam o site da sua empresa e o uso que fazem do site.

É importante enfatizar e o conceito de marketing para que a estratégia seja bem pensada e direcionada.

O lead são os usuários que estão interessados ​​em seu conteúdo e que se dispõe a fornecer seus dados pessoais (email/Whatsapp) permitindo desta forma um possível contato, posteriormente.

Os motivos para isso podem ser a obtenção de produtos digitais especiais tais como, o recebimento de newsletters, a obtenção de materiais exclusivos, etc.

Para conquistar esses dados é somente quando você fornece um conteúdo diferenciado para manter interesse dele, o que leva a conversões.

No funil de vendas, clientes em potencial são um dos nomes dados aos usuários com base em sua posição na jornada do cliente.

A seguir, as definições e suas diferenças.

VISITANTES

Um visitante é qualquer pessoa que visita a página da sua empresa.

Em geral, eles chegam ao site por meio de buscadores ou redes sociais para encontrar produtos, serviços, informações ou soluções.

Essa pessoa não necessariamente consome seu conteúdo ou permanece no site por muito tempo.

Para manter este tipo de visita ou atrair a atenção dos visitantes, é necessário disponibilizar materiais de qualidade, com informações relevantes e uma interface organizada e atualizada.

O visitante é a primeira etapa do contato com sua página. Ele ainda não interagiu com o seu produto ou serviço ou indicou que tem real interesse no seu produto ou serviço.

Ele também pode ser chamado de “suspeito” ou suspect porque tem potencial para se tornar um cliente.

PROSPECTS

Um prospect já é uma próxima etapa de um cliente potencial, que está mais perto de definir como um lead, pois é um usuário que manifestou claramente interesse.

Vou usar um exemplo para ilustrar essa diferença.

Os leads irão preencher um formulário no seu site para receber a newsletter, que já mostra que estão dispostos a utilizar as suas informações. Já o prospect será aquele que abre o email da newsletter, clica num dos links, podendo até comunicar com você por email, telefone ou chat.

Os prospects têm uma grande chance de se tornarem clientes porque seus interesses são claros. No entanto, a conversão dependerá da negociação e dos serviços prestados a ele.

Contato

Um contato é um relacionamento que transcende os clientes em potencial porque é um usuário que realmente mantém uma comunicação contínua com sua empresa, responde a seus e-mails, atende suas ligações e interage.

Um lead precisa receber mais atenção para que mantenha o seu interesse e passe a ser um contato, em que você sabe que existe a oportunidade de conversão.

Quando uma pessoa já é um contato, você tem muito mais informações sobre ela devido à relação já estabelecida com o seu negócio.

Além disso, contatos podem ser clientes ou parceiros.

Um lead tem a chance de se tornar um contato por meio de processos de qualificação de leads, e este processo apresentarei na próxima semana.

Até lá.

Vivian Perpétuo

Gestora de Redes Sociais e Estrategista de Marketing Digital

@vivianperpetuo

[email protected]