Inscrições abertas para Oficina de Design de Audiência na 21ª Goiânia Mostra Curtas

No formato online, oficina acontecerá de forma gratuita. Interessados podem se inscrever até 3 de junho

Da Redação
21/05/2022 - 09:19
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Inscrições abertas para Oficina de Design de Audiência na 21ª Goiânia Mostra Curtas

Roteiristas e diretores goianos podem participar da oficina Design de Audiência da 21ª Goiânia Mostra Curtas, inscrevendo seus projetos. As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho, pelo site do festival: www.goianiamostracurtas.com.br. Assim como outras atividades desta edição, os interessados poderão participar de forma online e gratuita. O festival acontecerá de 5 a 10 de julho de 2022, com extensa programação.

A Oficina Design de Audiência tem como principal objetivo oferecer aos participantes a experiência de explorar o potencial de diversas ferramentas para pensar as audiências e os públicos desde a etapa de desenvolvimento, ampliando a abordagem clássica de comunicação e de marketing.

Os três projetos goianos selecionados terão o acompanhamento da consultora de design de audiência Marina Tarabay e do produtor Rafael Sampaio. A oficina acontece sob a coordenação do BrLab – Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais.

Os profissionais do Estado de Goiás poderão inscrever projetos de longa-metragem de ficção para participação nos quatro dias da oficina, com total 12 horas, sendo 3 horas de atividades por dia, que foi desenhada sob demanda para a Goiânia Mostra Curtas a partir de uma metodologia testada, aprimorada e que segue sendo adaptada ao longo dos últimos cinco anos pelo BrLab.

Para submeter o projeto para seleção, basta acessar o regulamento disponível no site goianiamostracurtas.com.br. Os trabalhos serão avaliados pelos ministrantes e a lista dos selecionados será divulgada no dia 20 de junho.

“É cada vez mais importante que os realizadores comecem a pensar na audiência de seus projetos audiovisuais ainda no desenvolvimento. Essa é uma preciosa oportunidade para longas-metragens goianos que se encontram nas fases iniciais do longo caminho que um projeto percorre até o lançamento”, diz Maria Abdalla, diretora geral e artística da Goiânia Mostra Curtas.

Ministrantes Oficina

Marina Tarabay é consultora de Design de Audiência. Formou-se em Comunicação Social pela ESPM e fez pós-graduação em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Foi gerente de marketing na Vitrine Filmes por quatro anos, no período em que foram lançados filmes como “Aquarius”, “O Filme da Minha Vida”, “Bacurau” e “A Vida Invisível”. Foi gerente de lançamentos na Elo Company por quase dois anos, tendo lançado filmes como “Aos Olhos de Ernesto”, “Verlust” e “Doutor Gama”. Foi selecionada para o workshop TFL Next – Audience Design 2020, promovido pelo Torino Film Lab, com Bolsa Paradiso para participar. Fundou a Fistaile, empresa de distribuição, design de audiência e curadoria.

Rafael Sampaio é produtor. Diretor do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual. Foi programador de cinema em espaços culturais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido e programado inúmeras mostras e festivais. Também atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a Ancine/FSA, além do BrLab, que criou e dirige desde 2011, e suas edições regionais como “BrLab Arapiraca”, “BrLab Santa Catarina”, “BrLab SP – interior e litoral”, entre outros. Produziu os filmes “Sobre Rodas” (2017), de Mauro D’Addio, e “Diz a Ela que me Viu Chorar” (2019), de Maíra Bühler, e coproduziu “Eugenia” (Bolivia/Brasil, 2017) de Martín Boulocq e “Contactado” (Peru/Brasil/Noruega, 2020) de Marité Ugás, entre outros. Colabora com plataformas internacionais e brasileiras para projetos em desenvolvimento e recentemente foi o representante no Brasil do Gotebörg Film Fund, além de colaborar como membro de comissões de seleção em diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Programação 2022

Este ano, a GMC terá três mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação. Além dessas, terá outras duas sem caráter competitivo: a 20ª Mostrinha, com curtas voltados ao público infanto-juvenil; e a Curta Mostra Especial, que a cada edição aborda temáticas relevantes do cotidiano para promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto escolhido.

Além dos curtas-metragens exibidos ao longo dos seis dias de evento, a programação da 21ª Goiânia Mostra Curtas envolve também diversas atividades formativas – Laboratório de Roteiros Audiovisuais, oficinas, palestras, masterclass, debates – homenagem e outras atrações.

A GMC

A Goiânia Mostra Curtas é um festival, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que acontece desde 2001. Esta 21ª edição, em 2022, é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, Secretaria de Estado de Cultura de Goiás e Ministério do Turismo | Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, com apoio do Sebrae Goiás, InnSaei.tv e Projeto Paradiso. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Festivais e Eventos de Arte Aldir Blanc – concurso nº 19/2021 – SECULT-GOIÁS – Secretaria de Cultura – Governo Federal.

Serviço

Atividade: Oficina Design de Audiência (Online e Gratuita)

Inscrições Abertas de 19 de maio a 3 de junho

Regulamento e Ficha de inscrição disponíveis no site https://goianiamostracurtas.com.br

21ª Goiânia Mostra Curtas acontece entre os dias 5 e 10 de julho de 2022