Bem-vindo(a) à Aparecida de Goiânia
Educação

Gustavo lança Projeto Robótica em Cena na Educação nos 100 anos de Aparecida

Redação
29 de outubro de 2021

Participam do projeto três unidades escolares em parceria com outras duas escolas que já contam com a robótica em seu projeto pedagógico

A prefeitura de Aparecida, por meio da secretaria Municipal de Educação, lançou nesta quinta-feira, 28, o Projeto Robótica em Cena: 100 anos de Aparecida. Realizado no segundo piso do Aparecida Shopping, o evento contou com a presença de servidores da Educação, autoridades políticas do município, além do secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, e do prefeito Gustavo Mendanha e tem como objetivo promover o ensino de robótica nas unidades de ensino do município.

Concebido como proposta piloto e com projeção de ser estendido para outras unidades da rede a partir do ano letivo de 2022, o Robótica em Cena é um projeto de robótica educacional e será executado de outubro a dezembro com alunos de 5º ano de três instituições escolares localizadas na região leste do município. De acordo com a Superintendência de Inovação e Tecnologias Educacionais (SITED/SME) participarão turmas de duas unidades de tempo parcial, a Camila Scaliz e a Nova Olinda, localizadas nos respectivos setores, Expansul e Jardim Nova Olinda, e uma de período integral, que é a EMEI Retiro do Bosque.

O prefeito Gustavo Mendanha destacou em sua fala que promover uma cidade inteligente tem sido uma das bandeiras de sua gestão, pontuando ainda que a Prefeitura tem investido em infraestrutura para promover a cultura digital. “Estamos preparando nossas crianças para o futuro, pois entendemos que ter uma cidade inteligente é termos cidadãos inteligentes. É importante ressaltar que, além das aulas de robótica, estamos também levando uma nova mentalidade para as escolas”, frisou.

Para o secretário de Educação, professor Divino Gustavo, o Projeto Robótica em Cena é uma proposta pedagógica conectada com a realidade, que servirá de meio para que os alunos desenvolvam competências e habilidades. Ele afirma ser um compromisso da gestão promover ações com vistas a melhorar a qualidade do aprendizado das crianças. “O projeto associa a tecnologia com a experiência de nossos professores em busca de um aprendizado cada dia mais significativo”, avaliou o secretário.

De acordo com o superintendente de Inovação e Tecnologias Educacionais da SME, professor Luciano Fernandes, o Projeto Robótica em Cena contará, nesta edição inaugural, com a participação das escolas Francisco Rafael Campos e Cidade Satélite São Luiz, estabelecidas nos respectivos setores Conjunto Planície e Cidade Satélite São Luiz. Conforme explica, o intercâmbio será importante nesta etapa do projeto para facilitar o desenvolvimento da proposta pedagógica, porque nessas duas unidades já estariam ocorrendo aulas de robótica, inclusive com destaque para a participação dos alunos em competições em nível estadual.

“Estamos apresentando para o bimestre um projeto piloto envolvendo três escolas e duas parceiras, mas nossa expectativa é de estender para pelo menos 50% das unidades da rede no próximo ano na comemoração do centenário da cidade”, prometeu o superintendente.

LANCAMENTO PROJETO ROBOTICA APARECIDA 100 ANOS FOTO CLAUDIVINO ANTUNES 4

Estudantes estão contentes em poder aprender sobre robótica. Uma das mais animadas com a notícia de que sua escola é uma das contempladas com a execução do projeto, era a aluna Eduarda Rodrigues Madureira, 11, estudante do 5º ano na EMEI Retiro do Bosque. Ela comentou durante a ação que as aulas de robótica, que já aconteceram na unidade educacional em anos anteriores são descontraídas, estimulam a criatividade, a articulação dos alunos no trabalho em equipe e a autonomia no que diz respeito aos compromissos com as disciplinas escolares. “É muito divertido e interessante montar e programar superando os desafios de cada situação”, resumiu a aluna.

Estiveram presentes no evento os secretários Avelino Marinho (Cultura), Vanilson Bueno (Ação Integrada) e Gerfeson Aragão (Esporte). O Poder Legislativo do Município foi representado pelo presidente da Comissão de Educação, o vereador Marcos Miranda (Republicanos) “A gestão está de parabéns em, nessa retomada das aulas presenciais, promover as aulas de robótica, pois a tecnologia faz e fará parte do futuro de nossas crianças”, comentou o parlamentar. A solenidade foi prestigiada também pelos parlamentares da cidade de Caldazinha, os vereadores Professor Marcelo Ferreira (PDT) e Lucas Alves (DEM).

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram