Bem-vindo(a) à Aparecida de Goiânia
Meio Ambiente

Gustavo inaugura o 1º Viveiro Cerrado do Brasil

Redação
26 de outubro de 2021

 Viveiro Cerrado – o primeiro a ser construído no Brasil por meio do Programa Cidades Verdes – foi inaugurado nesta segunda-feira, 25, em Aparecida de Goiânia.

Localizado em área do Parque da Criança Murilo Soares, no setor Mansões Paraíso, o projeto foi desenvolvimento por meio de parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Goiás (CREA-GO) e Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat/Pacto Global Brasil).

O evento de inauguração do viveiro contou com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, do vice Vilmar Mariano, do presidente do CREA Goiás, Lamartine Moreira, do representante da ONU Habitat, Marcelo Linguitte, os vereadores Hans Miller (PSD), Gertúlio Andrade (PV) e Arnaldo Leite e Gilsão Meu Povo, ambos do MDB.

VIVEIRO CERRADO DE APARECIDA FOTO RODRIGO ESTRELA 2

No Viveiro Cerrado serão desenvolvidas atividades de educação ambiental e de sustentabilidade, como plantio e distribuição de mudas – nativas, frutíferas, ornamentais e hortaliças – para projetos de arborização dos espaços urbanos e de recuperação de áreas degradadas. O espaço possui 1.900m² de área e foi construído no valor de R$ 500 mil, proveniente de multas pagas por empresas para fins de compensação ambiental.

O viveiro conta com projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural, sistema de irrigação e espaço privilegiado para seminários, palestras e eventos. No local serão cultivadas árvores típica do cerrado, como Jenipapo, Pata de Vaca, Jatobá, Embaúba, Ingá, Marmelada, Mama-Cadela, Angico Branco, Ipê (amarelo, roxo e branco) e outras.

O prefeito Gustavo Mendanha afirmou que o local será importante para o desenvolvimento de práticas sustentáveis para o município.

“Esse é um espaço construído em parceria com o CREA Goiás, ONU Habitat e que vai promover a conscientização ambiental e o cultivo de mudas. Vamos trazer também as escolas e faculdades para trabalhar as boas práticas de sustentabilidade. Uma cidade inteligente é uma cidade sustentável que pensa o meio ambiente, que é tão importante. E aqui a população vai pode pegar mudas gratuitamente para colaborar com a arborização da nossa cidade”.

VIVEIRO CERRADO DE APARECIDA FOTO RODRIGO ESTRELA 3

“A concretização do viveiro era um sonho. Um lugar que antes era utilizado para o descarte de lixo agora é ponto de educação ambiental, conhecimento e sustentabilidade urbana. Mais do que estimular a implantação de uma política de arborização urbana, o Viveiro Cerrado vai envolver a população num projeto de paisagem urbana e preservação do meio ambiente”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Everson.

Para o presidente do CREA Goiás, Lamartine Moreira, o viveiro será importante para o município trabalhar as políticas públicas de meio ambiente.

“Esse é um projeto que veio integrar a sociedade para trabalhar a metodologia de sustentabilidade para as cidades. O CREA Goiás colocou a parte do projeto e a prefeitura a parte socioeducativa da população. Portanto, é um orgulho inaugurar esse equipamento público que tem essa ideia ecológica, de cultivo de plantas e de sustentabilidade”.

Idealizador do Programa Cidades Verdes, Francisco Almeida, destacou a importância do viveiro para o município.

 “Esse é um projeto de mais de seis anos de pesquisa. Aparecida de Goiânia está sendo a primeira cidade do Brasil a transformar esse sonho em equipamento público, com viveiro e educação ambiental. O município está na vanguarda e esse trabalho será referência para outras cidades. Quem ganha é a população”.

VIVEIRO CERRADO FOTO RODRIGO ESTRELA

“Esse projeto tem um simbolismo muito grande para a sustentabilidade urbana. As cidades devem se preocupar com as questões ambientais e pensar esse tema. Aparecida é exemplo de como as cidades devem investir em educação ambiental urbana, com ações práticas para a qualidade de vida das populações”, ressaltou Marcelo Linguitte, que representou a ONU Habitat/Pacto Global no evento de inauguração do viveiro.

O vereador Hans Miller (PSD) também destacou a importância do viveiro para o município. “Não tenho dúvida que esse viveiro será cartão-postal da nossa cidade e fará toda diferença nos trabalhos de educação ambiental e para uma melhor qualidade de vida da nossa população, concluiu o parlamentar.

Marcaram presença no evento de inauguração o diretor da Universidade Federal de Goiás – Campus Aparecida, Júlio César Valandro, o apresentador do Programa Frutos da Terra, Hamilton Carneiro, e o ambientalista Gerson Neto, da Associação para Recuperação e Conservação do Meio Ambiente (ARCA).  

Cidades Verdes

 programa visa cooperar com os municípios no planejamento e administração das áreas urbanas sob a ótica ambiental e social, na busca de melhores condições de vida para as populações, com a produção e cultivo de mudas para o abastecimento de projetos de arborização urbana e recuperação de áreas verdes. O objetivo é promover sustentabilidade urbana das cidades, educação ambiental, ações municipais em benefício da biodiversidade, manutenção do equilíbrio ecológico, valorização histórico-cultural, prevenção de erosões, atração e abrigo à fauna regional, lazer e contemplação para a comunidade.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram