Gustavo aposta na testagem em massa em Aparecida

Da Redação
17/01/2022 - 14:25
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Gustavo aposta na testagem em massa em Aparecida

Na cidade, o RT-PCR é realizado em nove postos de segunda a sexta-feira. Ação, que é realizada desde abril de 2020, tem como objetivo identificar os pacientes positivos, isolando-os e quebrando a cadeia de transmissão do vírus

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia continua testando amplamente a população da cidade para identificação da Covid-19. Os exames realizados são RT-PCR padrão Ouro para detecção da doença e são feitos em nove postos espalhados pela cidade, sendo 7 Unidades Básicas de Saúde e dois drive-thrus.

Até o momento, Aparecida já realizou mais de 428 mil testes. Essa testagem em massa é reconhecida por especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Eles, que visitaram Aparecida em 2020, pontuaram como “ponto-chave da rede eficiente de proteção, a vigilância e tratamento contra a Covid-19 implantada no município”.

O prefeito ressalta a importância da testagem. “Aparecida é a cidade que mais testa com RT-PCR em Goiás, e, por causa dessa ampla testagem, conhecemos a incidência de casos de Covid-19 e estabelecemos estratégias para conter a transmissão do vírus. Desde o início da pandemia temos tomado ações assertivas como a testagem em massa, o monitoramento dos pacientes e ampliação dos leitos para atendimento dos pacientes que tem agravamento da doença”, pontuou o prefeito.

“A SMS tem na testagem um dos alicerces do enfrentamento à covid-19 em Aparecida porque ela mostra o cenário da pandemia e não testar pode mascarar casos. A testagem em massa feita aqui tem contribuído para embasar estratégias bem-sucedidas e é por isso que aqui temos números de letalidade, mortalidade e de ocupação de leitos menores quando comparados ao Estado, ao País e à Capital, Goiânia”, argumenta o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, que ressalta: “Neste último final de semana atingimos 4,5 mil pessoas testadas nas estratégias de sexta e sábado”.

A testagem municipal soma-se a estratégias planejadas tais como o monitoramento dos casos confirmados, a realização de exames laboratoriais, o empréstimo de oxímetros, a criação de um aplicativo de agendamento e a oferta de novos leitos de UTI e de enfermaria específicos, dentre outras medidas de enfrentamento à pandemia.

A testagem em Aparecida é realizada de segunda a sexta nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro das 8h às 16h. Há ainda os drives do Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança e o do Garavelo, ao lado do Hospital Garavelo, também das 8h às 16h. O teste é realizado mediante agendamento prévio ou encaminhamento médico.

A superintendente de Vigilância Sanitária, Daniela Ribeiro alerta sobre a importância do exame: “A pandemia está aí, precisamos seguir em alerta e para isso o teste é fundamental. Quem apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas diagnosticadas com a Covid-19 pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida”, reforça.

O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida (aparecida.go.gov.br). Além disso, o agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590.

Aplicativo Saúde Aparecida

Para utilizar o serviço, disponível para o sistema Android, basta acessar a Play Store, pesquisar o nome “Saúde Aparecida”, baixar o aplicativo e fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS. Telefones com outras tecnologias e computadores também podem acessar o aplicativo pelo site da Prefeitura.

“Essa ferramenta fortalece nossa estratégia de testagem com encaminhamentos mais ágeis e personalizados. Na página inicial, ao clicar a opção “Agendamento teste de Covid-19”, o usuário preenche um pequeno questionário sobre os sintomas que tem apresentado e o sistema agenda para algum dos locais de testagem ou pode recomendar que a pessoa procure uma UBS ou UPA conforme a situação clínica do paciente”, informa o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção.

O superintendente ainda explica que os resultados ficam prontos entre 24h e 48h, dependendo da demanda, e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. “Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS”, acrescenta Gustavo.

Prevenção contínua

O gestor reforça, categoricamente, que as medidas preventivas contra a covid-19 precisam ser mantidas pela população: “O uso correto de máscara, tapando o nariz e a boca, a ventilação dos ambientes, a higienização das mãos e o distanciamento social continuam indispensáveis, mesmo para quem já se vacinou. E sobretudo é preciso se vacinar, quem já está na hora de receber a imunização deve fazê-lo o quanto antes e estar em dia com as doses de seu esquema vacinal. A vacinação, com qualquer um dos imunizantes disponíveis no Brasil, é fundamental e continua salvando vidas”.