Guarda Civil de Aparecida troca o comando e recebe 600 armas de fogo

0
251

O prefeito Gustavo Mendanha participou na tarde desta quinta-feira, 12, da troca de comando da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia. O secretário de Mobilidade e Defesa Social, coronel Eder Fernandes, empossou o GCM Antonimar Alves como novo comandante da Guarda, que antes era comandada por Roberto Cândido, que agora assume a chefia de gabinete da secretaria. O subcomandante da Guarda Civil será o GCM Weber Júnior.

“Esta troca de comando pública é uma forma de valorizar a Guarda Civil Municipal que tem um papel importante na cidade, atuando diretamente nas ruas, cumprindo o seu papel de proteger os prédios públicos e também na busca pela redução da criminalidade em Aparecida. E em breve me reunirei com o secretário da pasta e com o comandante para pensarmos ações afirmativas para que os servidores cumpram ainda mais o seu papel”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

Atualmente a guarda municipal conta com 440 servidores que atuam no monitoramento e proteção de parques e praças públicas, escolas, Cmeis, unidades de saúde e demais órgãos do Executivo municipal e serão convocados mais 60. “A guarda foi criada para proteger o patrimônio público e agora possui novas especificações como poder de polícia. É um serviço essencial para a administração”, pontuou o secretário Éder.

Há 11 anos na Guarda Civil, Antonimar Alves disse estar honrado com o convite para assumir o comando da corporação e espera ser um bom comandante, sempre buscando melhorar a atuação da GCM em toda a cidade. “Estar a frente do comando será um desafio e farei um trabalho pautado na seriedade e transparência, buscando atender os anseios dos GCM´s, com melhores equipamentos para melhor atender a população”.

Armamento

Também foram entregues durante a troca de comando, 600 armas de fogo que ficarão em posse dos guardas civis municipais. O armamento foi possível por meio de doação da Polícia Militar do Distrito Federal. “A arma em posse do guarda é um direito garantido por lei. E estando armado o Guarda poderá defender, de forma mais ativa, o patrimônio público e a população aparecidense”, explicou o secretário, coronel Eder.

Durante a solenidade de troca de comando foram entregues, simbolicamente, 10 revólveres com sete munições para os GCM´s e a entrega oficial do restante do armamento será iniciada na próxima segunda-feira. “Essa é uma ferramenta importante para que os guardas possam realizar um trabalho mais eficiente na proteção dos prédios e parques públicos da cidade e o povo que aqui vive”, sublinhou o novo comandante, GCM Alves.

Presenças – Estiveram na solenidade de troca de comando da Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia a primeira dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha; o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins; o secretário de Meio Ambiente, Ezízio Barbosa, oficiais da GCM, auxiliares da prefeitura e os vereadores.

SecomAp