GROWTH HACKING

Da Redação
25/10/2021 - 06:00
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GROWTH HACKING

Antes de falar sobre Growth Hacking ou Growth Marketing, abaixo segue um gráfico para mostrar os 3 tipos de marketing digital e qual a abordagem cada um deles segue.

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking é um termo implementado por Sean Ellis. Segundo ele, a definição mais correta é: marketing orientado a experimentos. O objetivo é encontrar oportunidades visando resultados rápidos para o crescimento (growth) da empresa.

Essa estratégia é muito utilizada e implementada pelas startups que investem em crescimento acelerado.

Growth Hacking é um novo método de adoção de estratégia, que visa alcançar um crescimento significativo e acelerado dos negócios a partir da identificação de pontos-chave.

Essas estratégias envolvem experimentação, A/B. A equipe elabora a hipótese, verifica sua validade e conduz testes para encontrar brechas ou oportunidades de fazer o negócio se desenvolver de maneira mais inteligente e rápida.

Os pontos-chave do hacking de crescimento da empresa são determinados pelos KPIs que medem seu sucesso, como tráfego, leads e vendas.

Então, o que é KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores de desempenho utilizados por empresas de todos os tamanhos e segmentos para avaliar suas estratégias e medir seus resultados.

Por exemplo, se o objetivo definido for o tráfego, os growth hackers transformarão os KPIs (indicadores) em experimentos, tornando possível atrair mais visitantes para o site de forma mais eficaz. 

O Growth Hacking sempre mira nos objetivos. Por exemplo,  dentro das redes sociais: se o objetivo for mais compartilhamento é importante fazer postagens diferentes e entender e avaliar através do KPIs qual das postagens obteve maior resultado.

Outro exemplo, uma loja virtual o principal KPI provavelmente é o número de vendas (que pode ser desmembrado em outros KPIs).

Quando suas estratégias de marketing miram os KPIs, você consegue melhorar a performance, principalmente não ficar perdendo tempo e dinheiro. E é exatamente este o objetivo do Growth Hacking: mirar sempre os objetivos.

A maior diferença da estratégia de Growth Hacking para as outras estratégias de marketing é que no Growth Hacking eles estão obcecados em testar diversos métodos que podem verificar hipóteses e para completar todas essas tarefas envolve sempre uma maneira mais rápida e econômica possível. Os hackers de crescimento querem descobrir portas para crescer a um custo menor e em um ritmo mais rápido.

Ponto importante

O Growth Hacking é analisar os resultados para potencializar o crescimento. Por isso, é inútil pensar que hackers são mágicos! É necessário investir em ferramentas que permitam a experimentação e a automação, e formar uma equipe que encontre a melhor solução.

Não podemos esquecer de mencionar que o termo “hacker” pode ser confundido na expressão de growth hackers. Muitas pessoas associam esse tipo de estratégia à prática de hackers em busca de vulnerabilidades de segurança do sistema.

Assim como os hackers são conhecidos por descobrir e explorar vulnerabilidades de segurança, os growth hackers são profissionais que buscam “portas abertas” para aumentar rapidamente os resultados dos negócios.

Seu objetivo também é descobrir brechas, mas que propiciem um crescimento inteligente e acelerado para a empresa. Tudo dentro da lei e da ética!

Como aplicar no seu negócio?

O Growth Hacking é a automação e integração dos processos de marketing e vendas e os chamados funil em Y. Veja abaixo:

  • Aquisição: atrair e converter
  • Ativação: fechar o cliente/assinatura
  • Retenção: up sell e cross sell
  • Encantar: pós-vendas e relacionamento
  • Recomendação: clientes indicam novos clientes

São utilizados nesta modalidade testes A/B e as análises de dados identificam falhas e melhorias no seu marketing.

O foco na persona, na aquisição, retenção, encantamento e recomendação.É preciso entender que somente o marketing digital não é suficiente, é preciso saber quais os pontos fracos e atualizar o marketing e encontrar melhorias no processo de vendas.

Um bom exemplo é como quando aplicamos a técnica de Pareto dos 80/20, ou seja,  20% do esforço que você dedica ao trabalho são responsáveis por 80% do seu desempenho, 20% dos produtos ou serviços que sua empresa comercializa retornam 80% do faturamento, e 20% dos seus colaboradores garantem 80% dos resultados. Esse é o famoso Princípio de Pareto, um padrão intrigante observado nos mais distintos cenários e contextos.

Então, o que você precisa fazer para o growth hacking?

O growth hacking requer testes constantes. O mais famoso é o teste A / B, que envolve a execução de duas versões de material, exemplo publicação no Twitter ou publicação no Facebook com apenas uma variável entre elas e, em seguida, verificar qual versão produz mais resultados. Para isso, devem ser definidas as variáveis ​​a serem avaliadas e os resultados a serem obtidos. Se o seu objetivo é compartilhamento e tiver mais curtidas então este teste mostra que a publicação não foi adequada para o conteúdo que você deseja. Como dissemos, os growth hackers sempre visam seus objetivos.

Mas este não é apenas um teste A / B que você pode fazer. Qualquer tipo de experimento pode ser aplicado a growth hackers. O único requisito é que eles dependam de dados para apoiar a tomada de decisões.

As 4 fases do Growth Hacking

1- Product-Market Fit: se refere à criação de um produto desejado pelo mercado capaz de satisfazer sua necessidade.

As startups colocam o negócio no mundo já vendo aquilo que está dando certo, com um produto mínimo viável.

2- Growth Hackers: formular e testar hipóteses.

Teste e valide seus produtos.

3- Escala e Viralização: fazer com que os seus próprios consumidores se tornem propagadores.

Como fazer com que seus clientes divulguem?

Uma das práticas é o overdelivery. É preciso encantar o cliente. Bom atendimento para qualquer nicho é o básico que já tem que oferecer.

4- Otimização e retenção: reter os consumidores que você conquistou para consolidar a base de clientes.

Aumentar seu negócio dentro do grupo.

Conclusão

Em resumo o Growth Hacking é um tática onde o objetivo é encontrar oportunidades rápidas para o crescimento. E, o segredo é testar, levantar dados e aplicar de maneira eficiente.