Aparecida de Goiânia, quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Grávidas que receberam AstraZeneca, devem tomar outra vacina na segunda dose

Redação
27 de julho de 2021

Recomendação é do Ministério da Saúde. Imunização está disponível em cinco UBS´s da cidade mediante prescrição médicano caso da 2ª dose

As gestantes e puérperas de Aparecida de Goiânia que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz contra a Covid-19 devem completar o ciclo de imunização com vacinas de laboratórios diferentes: Pfizer ou Coronavac. A regra segue recomendação do Ministério da Saúde, que suspendeu a aplicação da AstraZeneca nesse grupo, após uma suspeita de evento adverso grave. O intervalo indicado entre as duas doses de vacinas, ainda que de laboratórios diversos, permanece de 12 semanas.

Em Aparecida, os imunizantes autorizados para serem administrados como dose 2 em grávidas e em mulheres no pós-parto estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas. Não é necessário agendar o atendimento. Porém, é obrigatória a apresentação de prescrição médica.

Além disso, as gestantes e puérperas podem também aguardar o término da gravidez e do puerpério (até 45 dias pós-parto) para receber a segunda dose do mesmo fabricante. Assim, quem preferir completar o ciclo com a AstraZeneca precisa esperar.

“Desde a recomendação do Ministério da Saúde para a suspensão da aplicação da AstraZeneca em gestantes e puérperas, nós já direcionamos esse grupo para a vacinação exclusivamente com a Pfizer e, na falta desta, com a Coronavac. Por isso, inclusive, a imunização de grávidas e de mulheres no pós-parto só ocorre mediante agendamento. Assim temos maior controle”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde de Aparecida, Daniela Ribeiro.

A gestora lembra ainda que a regra vale para todas as gestantes e puérperas, independentemente da presença de comorbidades: “Todas as mulheres grávidas ou no pós-parto que ainda não receberam nenhuma dose de vacina contra a covid devem agendar a imunização pelo aplicativo Saúde Aparecida. No dia e horário marcado, precisam apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS, comprovante de endereço e comprovante da gestação ou do parto. Os imunizantes oferecidos para primeira aplicação são da Pfizer ou Coronavac”.

Sobre a aplicação da dose 2, ela reforça: “não é necessário agendar! E, caso a mulher se enquadre na situação descrita pelo Ministério, tendo recebido a primeira dose da AstraZeneca, ela precisa apresentar também o pedido médico para receber a dose 2 da Pfizer ou da Coronavac”.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram