Goiás ganha segundo CEU das Artes

0
90

cidadesA população de Anápolis (GO) conta com um novo espaço para cultura, esporte e lazer. Foi inaugurado nesta terça-feira (29/7), o CEU das Artes – Centro de Artes e Esportes Unificados – no bairro Jardim Alvorada, com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, do prefeito de Anápolis, João Gomes, do secretário da Economia Criativa do MinC, Marcos André Carvalho, e de diversos grupos artísticos do município.

Com investimento de R$ 2 milhões, o CEU das Artes integra, em um único espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção de violência e inclusão digital.

A ministra Marta Suplicy explicou que, além da entrega do equipamento, o Ministério da Cultura vai apoiar as prefeituras pelos meses seguintes. “Vamos atuar por seis meses para que a programação e o uso dos CEUs ganhem musculatura. Queremos fomentar nesse espaço todo tipo de linguagem cultural”, disse.

Cinco programas do MinC são responsáveis por este apoio: Edital da Funarte e Ocupação dos CEUs, Programa Nacional de Formação Musical, Programa de Formação artística em teatro e dança, Programa Labs Multimídia e Audiovisual e Programa de Livro e Leitura.

A inauguração

O evento foi aberto pela orquestra principal do Projeto Criar e Tocar, com regência de Dyellyngton Ferreira dos Santos. O maestro, que começou há nove anos como aluno no projeto social e agora dá aula para jovens da comunidade, comemorou a chegada do CEU a Anápolis. “A cultura ajuda a ultrapassar muitas barreiras, ela pode transformar a vida de uma criança, tirá-la da rua. O CEU será um espaço de oportunidade, estudo e de encontro de diversas artes”.

A estrutura do CEU das Artes de Anápolis reúne em uma área de 3.000 m² dois edifícios multiuso, com CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

Em meio a tantas possibilidades, a estudante Fabíola Barbosa da Silva disse estar ansiosa para ter acesso à biblioteca. Segundo ela, a presença de um CEU no bairro em que mora vai deixá-la mais perto de sua grande paixão, os livros.

Anápolis é o segundo município de Goiás a inaugurar um dos 15 CEUs que terá o Estado. Formosa também está com seu equipamento em funcionamento.

730