FUNIL DE VENDAS E PARA QUE SERVE?

Da Redação
14/06/2021 - 08:16
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

FUNIL DE VENDAS E PARA QUE SERVE?

Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente desde o primeiro contato com a empresa até a conclusão da transação.

Consiste em um conjunto de etapas e gatilhos, e seu objetivo é apoiar o processo de compra em uma determinada organização.

Resumindo, as etapas do funil de vendas estão diretamente relacionadas às etapas da jornada de compra.

Segue um gráfico para ilustrar cada passo do Funil de Vendas.

As fases do funil são vistas como o nível de consciência da sua persona (cliente ideal).

Topo de Funil: O Despertar

No topo do funil os visitantes são os que precisam despertar a consciência sobre um problema que muitas vezes ela não tem, é a fase mais importante de atração do seu cliente ideal.

Esta é uma fase na qual você precisa educar seu cliente oferecendo ótimos conteúdos, que possam de fato ajudá-lo. Este conteúdo poderá ser em formato de um e-book, um infográfico ou uma aula que para acessar precisará preencher um formulário. Ao fornecer dados, como nome, email e profissão, o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.

Meio do Funil: O lead — já está consciente que tem um problema e quer resolver

Em uma etapa chamada Meio do Funil, você está lidando com clientes em potencial. Eles procuram solucionar suas necessidades, mesmo que não saibam como fazê-las. Seu trabalho é ajudá-los com habilidades e técnicas.

Nesta etapa ainda não ocorre a venda, ainda — é o chamado “namoro”. É uma etapa que você busca soluções, amadurece a relação e qualifica os potenciais clientes para que estejam prontos para dar mais um passo no canal de vendas.

Fundo do Funil: A Decisão da Compra

No Fundo do Funil, clientes potenciais qualificados tornam-se oportunidades: eles estão realmente prontos para entrar em contato com a equipe de vendas. Eles devem não apenas estar cientes do problema, mas também já encontraram em seu serviço ou no seu produto uma solução.

A relação de confiança estabelecida entre você e cada um deles significa que você é visto como uma referência neste assunto e alguém com quem eles podem negociar. Mostre que você é o parceiro perfeito.

O funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e se transformam em clientes.

Estas etapas são muito importantes, porque até chegar a venda cada pessoa que chega nos seus canais de comunicação elas são muito importantes. E, mesmo as que não compram logo de início, seus canais terão que continuar sendo ponto de atração para essas pessoas, pois já são qualificadas e já sabem que você resolve um problema que elas têm.

A Jornada até a compra

Como visto, o funil de vendas é responsável por apoiar a jornada de compra do prospect. Mas qual é esse conceito?

A jornada de compra consiste em quatro etapas (aprendizagem e descoberta, identificação do problema, consideração da solução e decisão de compra), projetada para representar as etapas executadas pelo cliente para comprar um produto ou serviço específico.

A jornada de compra é projetada para representar as etapas executadas pelo cliente para comprar um produto específico. De um modo geral, inclui 4 etapas:

Etapa 1: Aprenda e descubra

Nesta fase, os compradores (visitantes) ainda não estão cientes dos seus problemas ou oportunidades de negócio. O objetivo desta etapa é despertar seu interesse por determinado assunto e fazê-lo perceber que tem um problema ou uma boa oportunidade de negócio.

Etapa 2: Identificação do problema

Os compradores descobrem que têm um problema / oportunidade de negócio e começam a estudar mais esse problema e as possíveis soluções;

Etapa 3: consideração da solução

O comprador já conhece algumas soluções possíveis para este problema e começou a avaliar alternativas para resolvê-lo. Nesta fase, é importante ser capaz de criar um forte sentido de urgência. Caso contrário, o comprador terá a certeza de que possui uma solução para o problema, mas não fará o possível para resolvê-lo.

Etapa 4: decisão de compra

Os compradores estão comparando as opções disponíveis e pesquisando qual é a melhor para sua situação. Nesta fase, é muito importante destacar os diferenciais competitivos de cada solução.

É importante conhecer esta jornada e que as equipes de marketing e vendas estejam muito alinhadas neste processo.

As etapas do processo de vendas são a forma com que a empresa entrega valor para os seus Leads e que tem como objetivo individual atingir os gatilhos que representam o próximo marco da jornada de compra.

Entregue o máximo de valor, tire dúvidas e resolva qualquer objeção que tenha para que cheguem na compra. E, ao comprar que o pós venda seja o maior encantamento deste cliente para que ele vire um fã defensor da sua marca.

Desejo sinceramente que este conteúdo ajude nos seus negócios. Estas etapas são reconhecidas e validadas desde o momento que você faz um anúncio. Crie bons conteúdos e oferecer de fato valor para o seu potencial cliente.

Sucesso!

Nos encontraremos na semana que vem.

Vivian Perpétuo

Social Media|Gestora de Redes Sociais

Instagram: @vivianperpetuo

Email: [email protected]