Fumar perto de crianças é tão prejudicial a elas como na gravidez

0
64

Fumar perto de crianças com idades entre um e três anos é tão prejudicial para a saúde delas quanto durante a gravidez, de acordo com cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá. Além disso, eles afirmam que crianças expostas ao cigarro são mais propensas a engordar até os 10 anos. As informações são do “Daily Mail”.

Cerca de 40% das crianças em todo o mundo estão expostas ao fumo passivo em suas próprias casas e esse novo estudo é o primeiro a identificar um efeito prejudicial específico. Os resultados, publicados na “Nicotine and Tobacco Research”, foram baseados na análise de mais de 2 mil famílias com filhos pequenos.

Os meninos e meninas cujos pais fumavam quando os filhos tinham entre um e três anos de idade eram propensos a ter um IMC (Índice de Massa Corporal) mais alto e a cintura mais larga. O mesmo fenômeno foi identificado em mães que consumiam cigarros durante a gravidez.

O ganho de peso neste período de desenvolvimento da criança pode ter efeitos negativos graves no futuro. A pesquisa também adverte que a exposição ao cigarro afeta o sistema imunológico, o cérebro e o coração de muitas maneiras diferentes.

CL