Frutas quase vencidas são transformadas em pó para ajudar a combater a fome

0
56

De acordo com estimativas da ONU, cerca de 30% da produção global de comida é perdida ou desperdiçada. Isso representa cerca de 1,3 bilhão de toneladas, ou o suficiente para alimentar 2 bilhões de pessoas.

Para ajuda a diminuir o número de pessoas que passam fome num mundo em que tanta comida é desperdiçada, uma startup sueca criou uma tecnologia que desidrata frutas vencidas e as transforma em um pó, o FoPo Food Powder.

O processo é realizado através da desidratação de frutas o que faz com que a durabilidade dos alimentos aumente. Em seguida tudo é pulverizado e transformado em um pó colorido que aumenta a validade da fruta de duas semanas para dois anos.

Todas as frutas usadas no FoPo são compradas por um valor bem menor, pois todas estão perto de vencer. Desta forma, agricultores e varejistas, também conseguem lucrar com um produto que certamente teria o lixo como destino.

O objetivo dos criadores da FoPo é alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050, reduzindo 40% do desperdício dos alimentos produzidos no planeta.

O FoPo retém entre 30% e 80% do valor nutricional do alimento original e está disponível em três sabores diferentes: banana, framboesa e manga.

A startup está participando de um projeto piloto nas Filipinas, onde 20% das crianças possuem problemas de nutrição. Fazendas locais estão doando frutas para o primeiro lote do produto que será financiada pelo governo filipino e a Organização das Nações Unidas para Alimento e Agricultura.