Fies recebe crédito de R$ 5,4 bilhões

0
54

Fies financia de 50% a 100% dos cursos de graduação, dependendo da renda familiar mensal do universitário

fiesUma medida provisória publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (26) abriu crédito extraordinário de R$ 5,4 bilhões para atender a concessão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em todo o Brasil.

O Fies é destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. Ele financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Apenas alunos com renda familiar mensal bruta de no máximo 20 salários mínimos podem requerer o financiamento.

A taxa de juros é de 3,4% ao ano, e os estudantes só começam a amortizar o financiamento 18 meses após o encerramento do curso. O prazo para quitar a dívida é de três vezes o período financiado acrescido de doze meses.

No caso de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, o aluno tem 13 anos para amortizar o financiamento (3 x 4 anos do curso regular + 12 meses).

Pós-Graduação

Uma novidade do Fies é que no mês de julho o Ministério da Educação anunciou que a iniciativa passará a atender também alunos de cursos de mestrado e doutorado. Com isso, o Fies terá 31,6 mil potenciais beneficiários, matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu ofertados por cerca de 170 instituições privadas em todo o Brasil. O Fies da Pós-graduação não atenderá cursos de especialização (lato sensu) nem cursos de ensino a distância.