Fake News não compartilhe esta ideia do mal

Reprodução – Aparecida News

Fake News o poder de caluniar, difamar, injuriar e enganar alguém.

Quem nunca se surpreendeu com uma notícia impactante, aquela que anunciava a morte de um famoso ou coisa do gênero que assusta? Mas quando pesquisado em sites grandes nada relacionado foi encontrado? Pois bem! Trata-se de uma fake news traduzindo… Notícia falsa!

Para entendermos do assunto, primeiramente devemos saber o que significa exatamente o termo “Fake News”.

Fake News nada mais é do que uma noticia falsa como já falamos anteriormente, porém, este tipo de imprensa marrom só tem um objetivo quando divulgado via rádio, televisão, sites e mídias sociais, sua intensão é enganar a fim de obter ganhos financeiros pois notícias impactantes mesmo sendo falsa é proliferada rapidamente o que gera clicks e visualizações que darão lucros, esse tipo de conteúdo é intencionalmente enganoso, diferentemente de sátira ou parodia.

fake news
Divulgação internet

As Fakes News ganharam força principalmente nas mídias sociais, quem nunca visualizou uma noticias dessas em sua linha do tempo no Facebook? Que atire a primeira pedra!

O problema não é receber a notícia falsa, mas compartilha-la sem checar fontes e saber se realmente procede essa informação. Pois na maioria das vezes as fake news tem o intuito de difamar, caluniar e injuriar alguém famoso.

O Código Penal Brasileiro prevê em seus artigos 138, 139 e 140 os crimes de Calunia, Difamação e Injuria com pema de prisão alem de multa. O problema é identificar o autor do fake news e processa-lo, pois muitos usam sites falsos que são hospedados anonimamente alem de serem autores desconhecidos ou sem identificação de autoria como ocorre nas noticias verídicas.

Recentemente o Facebook vem adotando medidas para coibir esse tipo de noticia em sua rede de perfis, aqui no Brasil contratou duas agencias especializadas em identificar fake news e com isso diminuir significativamente sua distribuição orgânica no Feed de quem participa da rede social e proibindo seu impulsionamento. As FanPages que compartilharem ou publicarem fake news serão penalizadas com diminuição do alcance de suas publicações.

Em 2018 por se tratar de ano eleitoral aqui no Brasil a tendencia é aumentar esse tipo de informação falsa relacionada principalmente aos presidenciáveis. Checar a fonte e pesquisar em jornais de grande circulação mesmo os que estão na internet como o G1, UOL, Terra é de grande importância para evitar assim a proliferação destas mentiras, que inclusive pode ser decisiva no seu voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por segurança, é necessário o uso do serviço reCAPTCHA do Google, que está sujeito à Política de Privacidade e aos Termos do Google. de uso .

I agree to these terms.

VOCÊ PODE GOSTAR