Facebook Messenger recebe chuva de avaliações negativas nas lojas virtuais

0
46

facebookDepois que o Facebook forçou os usuários a baixar o aplicativo Facebook Messenger para a troca de mensagens na rede social e após as notícias assustadoras a respeito das permissões que os usuários acabavam concedendo, o app recebeu uma chuva de avaliações negativas em lojas virtuais. Na App Store, do iOS, o app tem 94% de reviews negativos, com apenas uma estrela. No Google Play, loja do Android, a maioria dos comentários é negativa.

Maior volume das reclamações é por conta da obrigatoriedade do uso do aplicativo de mensagens. Antes, os usuários da rede social de Mark Zuckerberg podiam trocar mensagens privadas com amigos pelo app básico do Facebook, sem a necessidade de usar um sistema próprio para isso. O aplicativo já estava liberado há meses, mas nem todos os usuários o usavam. Agora, o sistema de troca de mensagens nativo do app básico não vai funcionar.

Outras críticas giram em torno das concessões de uso, que incluem ao aplicativo o uso do microfone e câmera do celular sem aviso do usuário, entre outros itens. As avaliações de apenas uma estrela representam 94% na loja da Apple apena nos Estados Unidos, mas a tendência segue a mesma nas versões da loja em outros países, que chegam a uma ou duas estrelas de avaliação (de um total de cinco).

A empresa se defende alegando que a permissão de uso do microfone e da câmera são para mensagens de áudio e vídeo, e que a linguagem padronizada usada nas lojas de aplicativos é que distorce o sentido das funcionalidades. Ainda que seja isso, segundo especialistas, o principal problema do app é que ele não melhora a experiência do usuário – mesmo obrigando milhões de usuários a baixá-lo para os dispositivos.

GGN