Exposição da criadora dos vitrais da Catedral começa hoje em Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Brasília recebe, a partir de hoje (5), a exposição A Arte Monumental de Marianne Peretti, com obras e projetos da criadora do vitral da Catedral. A mostra, que ficará até o dia 5 de junho no Museu da República, conta com mais de 30 peças da artista franco-brasileira, entre esculturas, projetos em tamanho real e projeções de vitrais.

Marianne foi a única mulher a integrar a equipe do arquiteto Oscar Niemeyer na construção da capital e tem obras em vários pontos da cidade. Há vitrais da artista na capela do Palácio do Jaburu, no Superior Tribunal de Justiça, na Câmara dos Deputados, no Panteão da Pátria e da Liberdade e no Memorial Juscelino Kubitschek.

Na exposição, o público poderá ver o desenho original do vitral criado para o altar da Catedral, os esboços que originaram o desenho, a maquete de estudo de aplicação do vitral e um painel ilustrativo de todo o processo construtivo da Catedral.

A exposição faz parte de um projeto para divulgar a vida e obra da artista, integrado por um livro, seminários e a exposição em Brasília, cidade onde estão suas principais criações. A arte de Marianne está em vários estados do Brasil e também em países da Europa, como Itália e França. Em Paris, está exposto seu primeiro vitral, feito para a Câmara Sindical de Eletricidade, no Boulevard Voltaire. Aos 87 anos, Marianne Peretti continua produzindo em seu ateliê de Olinda (PE).

A mostra A Arte Monumental de Marianne Peretti estará aberta ao público entre 5 de abril de 5 de junho, de terça a domingo, das 9h às 18h30, com entrada gratuita. A exposição ainda oferece um programa de visitação escolar com agendamento prévio.

ABr

Notícia postada em  

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e nosso Termos de Uso, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.