Câncer: Exagerar no álcool aumenta as chances de câncer de pulmão

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

O consumo pesado de álcool pode aumentar as chances de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão. Um estudo feito pela American College of Chest Physicians, entidade que desenvolve estudos sobre a saúde dos pulmões. De acordo com os cientistas, a bebida alcoólica também aumenta as chances de o câncer de pulmão se manifestar de uma maneira mais agressiva.

Para realizar a pesquisa, os cientistas recolheram dados de mais de 126 mil pacientes diagnosticados com câncer de pulmão entre 1978 e 1985. Após essa etapa, os autores passaram mais 23 anos detectando os possíveis fatores que poderiam causar câncer de pulmão. Como hábito de fumar, fumo passivo e viver em áreas onde o ar é poluído. Eles descobriram que o consumo de mais de três doses de bebida alcoólica. Esta quantidade por dia está ligado a um leve aumento nos riscos de desenvolver câncer de pulmão. Os cientistas afirmam também, que a cerveja foi a bebida que mais se mostrou relacionada a esse tipo de câncer.

Outros estudos já mostraram que o consumo exagerado de álcool pode trazer malefícios ao organismo, como doenças cardiovasculares e hepáticas. Mas a sua relação com o câncer de pulmão ainda não havia sido provada. O cigarro ainda é o maior causador desse tipo de câncer e pode ser relacionado a 90% dos casos.

Chá e linhaça contra o câncer de pulmão

Se, por um lado, o consumo de bebidas alcoólicas causa problemas, o chá verde pode diminuir os riscos de câncer do pulmão e diminuir o avanço da doença em fumantes. É o que sugere um estudo recente feito pela pesquisadora I-Hsin Lin, da Chung Shan Medical University, em Taiwan. Segundo a pesquisadora, os resultados são visíveis principalmente em fumantes que não são geneticamente suscetíveis ao aparecimento de câncer.

A diminuição dos riscos ocorre por conta dos antioxidantes presentes no chá, que impedem o desenvolvimento de células infectadas. O estudo analisou 170 pacientes com diagnóstico de câncer pulmonar e 340 pacientes saudáveis. Os pacientes descreveram seus hábitos de fumo de cigarro, de ingestão de chá verde e também como era o seu estilo de vida nos cinco anos anteriores à doença. O risco subiu em treze vezes para os fumantes que não consumiam o chá.

Linhaça

Além do chá verde, investigadores do Instituto Científico para estado da linhaça do Canadá e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça previne ou cura de doenças como câncer de mama, de próstata, de cólon, de pulmão e vários tipos de tumores.

Duas colheres de sopa de linhaça por dia, batidas no liquidificador, misturadas em um copo de suco, já são o suficiente para sentir melhoras na saúde. Outro modo de preparo é misturar a linhaça com aveia e iogurte. Todos podem tomar essas receitas desde crianças até idosos.

A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a lignina. O alimento contém 100 vezes mais lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Além disso, ela traz outros benefícios para o organismo. Nesse artigo, pretendo mostrá-los para que ainda têm dúvidas sobre os efeitos benéficos da linhaça, pense mais uma vez.

Notícia postada em  

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e nosso Termos de Uso, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.