Embaixadores de Cuba visitam Aparecida

0
113

O prefeito Maguito Vilela, o secretário de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Turismo do município, Ralph Vicente, acompanhados de um grupo de empresários do Polo Empresarial receberam na manhã desta terça-feira (02) embaixadores de Cuba. O encontro foi realizado na empresa Scitech, mediado pela Associação das Empresas Sediadas no Polo (Apolo).

O objetivo da visita é realizar uma parceria comercial entre Cuba, Scitech e outras empresas situadas no município. A Scitech é a única empresa brasileira que produz o stent, uma fibra de metal usada para o tratamento de alguns problemas cardíacos. A empresa, que possui sede em Aparecida, é especializada em biotecnologia e produtos médicos.

“Cuba é referência em medicina, possuímos médicos em mais de 70 países. Agora que o país está melhorando suas relações diplomáticas é uma oportunidade para Cuba buscar empresas brasileiras e realizar parcerias de negócios e tecnologia”, destacou o Conselheiro Econômico de Cuba, Raciel Proenza Rodriguez.

Para o secretário de Indústria e Comércio o encontro é uma aproximação entre Brasil e Cuba. “Existe um tratado de negócio entre os dois países. Cuba está em busca de empresas brasileiras que são referências, assim como muitas empresas do Polo Empresarial. Futuramente o município poderá exportar para Havana produtos fabricados aqui na cidade”, salientou Ralph Vicente.

Aparecida de Goiânia já possui parceria com o país latino americano, por meio do programa do Governo Federal Mais Médicos. Em 2013, o município recebeu 12 médicos cubanos, que vieram trabalhar na rede pública de saúde. “A relação de Aparecida com Cuba já tinha motivos para ser boa. A partir de agora, essas relações vão se estreitar com intenções comerciais de ambas as partes, o que é importante para o município”, ressaltou o prefeito Maguito Vilela.

O terceiro secretário de Cuba, Ahmed Yazet García Artalejo, também ressaltou o acordo econômico bilateral entre os dois países. “Esta é a primeira de muitas outras negociações, com intercâmbio de negócios. Apesar da relação com empresas do Polo, indiretamente estabelecemos uma relação com o município”, completou.

Além do diretor da Scitech Melchiades Cunha Neto, também participaram do encontro empresários da Flexibase, Gerdau, Irotec, Nave Logística, Bank Loc e Luztol. Além do gerente executivo da Apolo Alífe Yamin e o vice-presidente da Apolo, João Mendes.

SecomAp