Aparecida de Goiânia, sexta-feira, 17 de setembro de 2021
Artigo

Em quais redes sociais você precisa estar?, por Vivian Perpétuo

Redação
28 de junho de 2021

Sim, são muitas as redes sociais e todas são muito interessantes e vão muito mais além de entreter e manter contatos.

Elas ampliam o número de pessoas nas quais podemos atingir, criam novos relacionamentos com o mundo inteiro e além disso nos proporcionam um mar de oportunidades para trabalharmos com nossos produtos e serviços e ainda mais interessante, elas também já definem alguns públicos.

Hoje vamos analisar as redes sociais, mais acessadas e através desta análise você mesmo saberá em qual dessas redes investir mais tempo com bons conteúdos para que possa, claro, vender mais.

Porém, antes de analisar cada uma dessas redes é importante que precisamos deixar algo muito claro aqui: todas elas são terrenos alugados, ou seja, se der uns cinco minutos e uma delas resolver fechar o que você fará? Lembra do querido Orkut?

Por isso, todos sem exceção que que estão dentro das redes sociais deve ter ativo:
1- Email - ele não morreu e está mais forte do que nunca
2- Site/blog - é importante sim que tenha, mesmo que você ache que ninguém acesse ainda assim é importante
3- Google Meu Negócio - se você tem um negócio físico precisa estar aqui. E, além de estar aqui é preciso deixar atualizado e responder às pessoas e resolver o que elas precisam.

Mas, por quê? Porque você não pode permitir que terceiros cuidem do seu patrimônio. E, seus clientes, sua base de dados é muito importante.

Bom, vamos lá analisar as redes sociais.

Facebook
Nasceu em 2004 e é a maior rede social até hoje.
Um dos pontos mais importantes é que se você quiser anunciar (Facebook ADS) é preciso ter uma página no Facebook e precisa de um perfil para administrar a página. Outro fator importante é que ferramentas que agilizam o trabalho no Instagram como o Facebook de Criação e Facebook Business é preciso ter uma página aqui.

Instagram
Chegou em 2010. Pensaram que era somente uma rede para se postar fotos e hoje é um canal estrondoso de comunicação entre as pessoas.
Somente no Brasil em 2017 já havia mais de 50 milhões de brasileiros e mais de 25 milhões de perfis corporativos.

Ele tem sido a vitrine de profissionais de todos os níveis e empresas. Você já conheceu alguém que ao invés do seu telefone pede o seu Instagram?

Twitter
Surgiu em 2006 é um microblog que continua fazendo sucesso até os dias de hoje. Foi ele quem trouxe as #hashtags. Para quem trabalha com informação, cria matérias e opina sobre os diversos assuntos do momento, esta é uma rede de divulgação rápida.

LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social corporativa que existe, criada justamente com o objetivo de conectar profissionais do mundo inteiro.
Além de networking, grandes negócios têm sido fechados com pessoas/empresas que se conheceram dentro desta plataforma.
Além disso, grandes influenciadores em suas áreas surgiram.
Estando empregado ou não é preciso é bom estar aqui e atualizado com o segmento da sua área de atuação.
Além disso, as empresas e grandes executivos vem deixando suas vozes cada vez mais fortes mostrando na prática a aplicação das suas melhores práticas e descobertas.

YouTube
O YouTube foi fundado nos Estados Unidos em fevereiro de 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. O site foi adquirido pelo Google em 2006, permitindo aos usuários compartilhar vídeos e interagir com os autores por meio de comentários.

Atualmente, o YouTube tem mais de 1 bilhão de usuários, respondendo por quase um terço da Internet. Além disso, a plataforma existe em 88 países / regiões e está disponível em 76 idiomas diferentes. Todos os dias, um bilhão de horas de vídeos são assistidos no site, e esse número atrai a empresa para o lançamento de campanhas publicitárias.

Segundo a empresa, a missão do YouTube é "dar voz a todos e revelar o mundo". Seus valores baseiam-se na liberdade de expressão, direito à informação, direito à oportunidade e liberdade de pertencimento.

O YouTube chegou ao Brasil em junho de 2007 com a versão em português da plataforma. Ao mesmo tempo, o YouTube também expandiu seus negócios para a Europa e Japão.

Bom, os números apresentados são indiscutíveis se você entrega bons conteúdos sobre o que você vende e faz. Além disso, uma particularidade do YouTube que chamamos no marketing digital de conteúdo empilhável, ou seja, seu conteúdo não fica velho, ele sempre aparecerá para consulta.

Pinterest
Fundado em 2010, o Pinterest tem hoje mais de 100 milhões de usuários no mundo inteiro.
O Pinterest é uma rede social visual que ajuda os usuários a encontrar ideias e materiais de referência para experimentar em suas vidas. Para as marcas, vai muito além de uma bela rede social: nas estratégias de marketing digital, pode ajudar a aumentar o engajamento dos negócios e as taxas de conversão.
A grande vantagem do Pinterest é que ele se tornou um excelente diretório de referência para os usuários. É nessas referências que sua marca se aproxima do público, fortalece sua marca e influencia as decisões de compra dos usuários.
O Pinterest é uma rede social que permite descobrir, compartilhar e salvar ideias. Ao navegar na Internet ou em publicações na web (chamadas pin), o usuário pode se inspirar e criar pastas (públicas ou privadas) para reunir múltiplas referências sobre temas de interesse.
A operação do Pinterest hoje é justamente para promover essa descoberta. Embora tenha surgido como uma rede social em 2010, a empresa agora se posiciona como a primeira ferramenta de busca visual do mundo.
Algumas ferramentas foram lançadas para aprimorar a inteligência da pesquisa visual e distingui-la de qualquer outro mecanismo de pesquisa.
Inspire a vida das pessoas: de qualquer forma, o Pinterest é isso mesmo. E já existem mais de 300 milhões de usuários em busca de inspiração na Internet.
Como toda rede social, o Pinterest foi criado principalmente para pessoas. Mas é claro que a marca aproveitou o potencial para atingir o público de lá, e o Pinterest também entrou na visão do marketing.
Depois de perceber esse movimento, as redes sociais também desenvolveram novos recursos para as empresas, como contas corporativas e ferramentas de medição, que conheceremos mais adiante. É por isso que o Pinterest também é uma ótima plataforma de negócios.
Quando as pessoas buscam referências para implementar seus projetos de vida, o maior benefício de incluí-los no plano é.
Ao postar ideias inspiradoras e interagir com os usuários, as marcas podem ser descobertas por novos públicos, fortalecer o relacionamento com eles e atrair mais visitantes para o site.
Tik Tok
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas.
Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin. Então, o Musical.ly se tornou TikTok, para ser difundido internacionalmente, enquanto Douyin continuou a circular entre os chineses.
Em 2019, o app do TikTok foi baixado 750 milhões de vezes. Quase um terço da população da Índia — principal mercado do aplicativo — e dos EUA usa o TikTok.
De acordo com a agência de consultoria Sensor Tower, cerca de um bilhão de vídeos são vistos a cada 24h. Isso fez a receita anual da empresa crescer incríveis 521%.
O atrativo da ferramenta é que qualquer pessoa pode se tornar um criador de conteúdo porque é muito fácil de usar o aplicativo desde a criação do vídeo até a postagem e o alto grau de viralidade que um vídeo pode alcançar.

Grande parte do conteúdo é de humor, da mesma forma que era com o Vine. Outros conteúdos muito populares incluem esquetes curtos, dublagem (lipsync), dicas de culinária e desafios.
Portanto, com isso em mente, pense no TikTok para marketing se você tiver um público jovem.
Embora não haja dúvida de que as pessoas “mais velhas” começaram a usar o serviço e estão fazendo sucesso e tem muitos bons influenciadores. Porém, se seus recursos de marketing forem para o público de mais de 30 anos, provavelmente serão mais bem gastos em outros lugares se tiverem como alvo esse público.
Criar seu próprio conteúdo pode ser uma estratégia de marketing poderosa no TikTok. No entanto, isso leva mais tempo e requer muita criatividade e recursos.
O TikTok é baseado principalmente em conteúdo viral, então seu conteúdo também precisa ser viral. Caso contrário, é provável que seja ignorado pelos usuários do TikTok.
Esta plataforma não é sobre amigos ou círculos sociais, pelo menos não da forma a que estamos acostumados. Trata-se de conteúdo.
Tik Tok é um aplicativo de entretenimento no seu próprio idioma. Portanto, os jovens criadores de conteúdo sabem o que seus seguidores desejam. Mesmo assim, em qualquer caso, mantenha a voz da marca em sua campanha. É importante encontrar esse equilíbrio.

WhatsApp
Surgiu em 2009 e mudou completamente a maneira de nos comunicarmos.
Hoje os negócios são fechados dentro do WhatsApp, já é possível enviar dinheiro, vender produtos, plataforma de micro curso e aperfeiçoamento pessoal.
Além disso, o WhatsApp eliminou da maioria das casas o telefone. Isto não se deu apenas pelo celular, mas principalmente pelo WhatsApp, o que você acha?

Além das redes sociais mencionadas mais detalhadamente ainda temos o Fotolog (2002), ela não morreu e se você tem 40 anos e utilizou esta maravilha da época todas as suas fotos mais bizarras continuam lá.

Temos o Flickr que nasceu em 2004, assim como o Orkut, ainda continua ativo. O Telegram, que eu particularmente acho sensacional, o Snapchat (2011), o Messenger (2011). Bom, são quase 60 e este número só vai crescendo.

Veja qual seu perfil, o perfil da sua empresa, o perfil da sua persona e invista nas redes sociais. Além de investir, faça da maneira correta com estratégias corretas e não apenas para ocupar espaço na nuvem.

Aprenda sobre as redes, contrate bons profissionais para ter uma rede de apoio para que possa se dedicar cada vez mais e melhor para seu negócio e para sua família.

Até a próxima semana.

Vivian Perpétuo
Social Media | Estratégias para Redes Sociais
@vivianperpetuo
[email protected]

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram