Em medida inédita, Califórnia institui racionamento de água após seca recorde

“Uma seca histórica demanda uma ação sem precedentes”, afirmou Jerry Brown; previsão é reduzir consumo em 25% até o final do ano

geloO governador da Califórnia, Jerry Brown, anunciou, nesta quarta-feira (01/04), que pela primeira vez na história do estado será instituído um racionamento de água devido à seca que atingiu proporções críticas.

Em uma ordem executiva, Brown determinou que o órgão responsável pelo controle hídrico do estado reduza o uso de água em 25% e enfoque no que ele chamou de “uma onerosa redução no uso”. De acordo com fontes oficiais, a ordem pode impor cortes de água em: residências, fazendas, cemitérios, universidades, campos de golfe e outras grandes superfícies com grama.

“Hoje (quarta-feira) estamos de pé sobre uma grama seca, onde deveria haver um metro e meio de neve”, disse o político em entrevista coletiva concedida à imprensa nas montanhas de Sierra Nevada. “Uma seca histórica demanda ação sem precedentes”, afirmou Brown. A seca no estado californiano atingiu níveis graves sobretudo após o inverno, que registrou recorde de baixas nevascas.

Será proibido às novas residências regar os jardins com água potável, a menos que disponham de um sistema de irrigação por gotejamento eficiente.

Fontes oficiais ressaltaram ainda que estão sendo preparadas medidas punitivas, que podem incluir multas, para atingir o novo padrão, embora considerem que não será necessário.

Também está sendo preparado um programa temporário para beneficiar consumidores que troquem sistemas de sucção antigos para modelos mais eficientes.

Normalmente, as serras acumulam neve durante o inverno e durante a primavera e o verão ela derrete, sendo coletada em lagos e barragens.

Operamundi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios