Educação sob medida

0
58

Porvir lança especial com vídeos, infográficos, reportagens e material de referência sobre uma das principais tendências da educação

pauloVocê já deve ter percebido que algo precisa ser feito para que os alunos tenham interesse pela escola. Mas como? O Porvir entende que é por meio da inovação que problemas antigos podem ser superados e, para buscar respostas a essa pergunta, desenvolveu ao longo de mais de três meses o especial sobre personalização do ensino. Esse material, disponível no endereço http://www.porvir.org/especiais/personalizacao/, representa a primeira experiência do site num formato mais interativo, que privilegia vídeos, fotos, infográficos e jogos acompanhando os textos.

Para dar conta de todo o processo histórico, o projeto está apoiado em estudos acadêmicos, análises de especialistas no Brasil e no exterior e também no depoimento em vídeo de pioneiros no mercado de tecnologia da educação. Mas é na palavra dos alunos que a consistência da prática do ensino individualizado se revela. Não importa se são crianças do fundamental 1 ou jovens do ensino médio, estudantes de escolas que os colocam no centro da aprendiagem impressionam. Você vai se surpreender com as histórias de Ana Carolina Sá, que aos 10 anos já aprende Química, e de Cauê Felipe, que na mesma idade se mostra um entusiasta da matemática e liberou níveis e mais níveis nos desafios dentro da plataforma Khan Academy, que oferece videoaulas e outros recursos digitais que facilitam o aprendizado.

O conteúdo aparece dividido em cinco seções, acessíveis por uma barra de menu no topo da página: O QUE É, EXPERIMENTE, COMO FAZ, SUA VEZ e OPINIÃO. Em O QUE É, você encontra o conceito de personalização do ensino e como ele é influenciado por pedagogias clássicas. O contexto também explica por que falar desse tema se tornou tão urgente nas seções: Por que agora? PARTE 1: História e Por que agora? PARTE 2: Tecnologia. Em EXPERIMENTE, é possível ter um gostinho de como a tecnologia pode personalizar o ensino. Já em COMO FAZ estão as várias formas possíveis de personalizar o ensino e a história de cinco iniciativas (Âncora, Khan nas Escolas, We <3 to Learn, GEC Rio de Janeiro, NAVE / Chico Anysio e Summit). Todas as escolas apresentadas são gratuitas para o estudante. Há muitos elementos comuns entre as elas, mas cada uma encontrou um modelo que dá certo para suas necessidades específicas, seja com maior uso da tecnologia, ou com diferentes espaços de aprendizagem.

O material sobre educação individualizada não acaba em si. Ao longo de todo o conteúdo, o usuário encontra links externos para estudos, estatísticas e vídeos. A seção “Sua vez”, desenvolvida pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península, além dos educadores Adolfo Tanzi, Lilian Bacich e Fernando Trevisani, sugere um passo a passo para a implantação da abordagem em sala de aula, através do uso da tecnologia. Por fim, a seção de OPINIÃO traz algumas impressões que equipe do Porvir teve após visitar experiências que praticam a personalização e convida os leitores a contribuírem com reflexões e críticas.