Dia do Soldado: 23 filmes sobre guerra que todo homem deveria assistir

0
197

Do clássico “Apocalypse Now” ao despretensioso “Trovão Tropical”, mas sem esquecer blockbusters como “O Resgate do Soldado Ryan”, veja as nossas sugestões e deixe a sua

APOCALYPSE NOW 
Diretor: Francis Ford Coppola
Ano e país: 1970 (EUA)
Elenco: Marlon Brando, Martin Sheen e Robert Duvall

Um coronel enlouquece na Guerra do Vietnã e um capitão recebe a missão de matá-lo. Mas ele mesmo precisa manter a sanidade em um conflito que enseja a loucura em cada homem. O Vietnã filmado como o horror humanitário que foi por um cineasta no auge de sua forma.

ATRÁS DAS LINHAS INIMIGAS 
Diretor: John Moore
Ano e país: 2001 (EUA)
Elenco: Owen Wilson e Gene Hackman

Um piloto de caça se perde em território inimigo e seu comandante, que não o considera um grande soldado, torna-se seu único aliado para tirá-lo da zona de perigo.

BASTARDOS INGLÓRIOS 
Diretor: Quantin Tarantino
Ano e país: 2009 (Alemanha e EUA)
Elenco: Brad Pitt, Christoph Waltz e Michael Fassbender

Se você pudesse dar um fim diferente para a Segunda Guerra Mundial, você o faria? Tarantino potencializa a magia do cinema reescrevendo o desfecho do conflito em um filme imaginativo em que um pelotão de soldados, os tais “bastardos inglórios”, saem à caça de nazistas para retirar seus escalpos.

CARTAS DE IWO JIMA
Diretor: Clint Eastwood
Ano e país: 2006 (EUA e Japão)
Elenco: Ken Watanabe

O filme apresenta a perspectiva dos derrotados (os japoneses) na histórica batalha de Iwo Jima, durante a Segunda Guerra Mundial.

CÍRCULO DE FOGO
Diretor: Jean-Jacques Annaud
Ano e país: 2001 (Alemanha, EUA, Irlanda e Reino Unido)
Elenco: Jude Law, Ed Harris e Rachel Weisz

Um atirador de elite russo (Jude Law) em um confronto ímpar contra um atirador de elite nazista ( Ed Harris). Eles se enfrentam em diversos momentos ao longo dos anos na Segunda Guerra Mundial. Não confunda com o “Círculo de Fogo” de Guillermo Del Toro.

A CONQUISTA DA HONRA
Diretor: Clint Eastwood
Ano e país: 2006 (EUA)
Elenco: Ryan Phillippe e Paul Walker

O filme revela a engrenagem publicitária que abastece uma guerra e como a figura do soldado é importante nesse contexto. Não se ganha uma guerra sem heróis.

ETERNO AMOR
Diretor: Jean-Pierre Jeunet
Ano e país: 2004 (França)
Elenco: Audrey Tautou, Marion Cotillard e Jodie Foster

Cinco soldados franceses são levados à corte marcial após a Primeira Guerra Mundial por terem amputados próprios membros do corpo para evitar serem enviados a combate. Condenados à morte, são deixados para morrer em um local que serviu de trincheira alemã. A esposa de um dos soldados inicia uma jornada para encontrá-lo. Vivo ou morto.

FALCÃO NEGRO EM PERIGO
Diretor: Ridley Scoot
Ano e país: 2001 (EUA e Reino Unido)
Elenco: Josh Harnett e Evan McGregor

A Somália em guerra civil volta a ser palco para uma missão americana; batalhas ininterruptas e impressionante fidelidade às operações militares dão o tom deste filme indicado a seis Oscars.

FELIZ NATAL
Diretor: Christian Carion
Ano e país: 2005 (Alemanha, Bélgica, França, Noruega, Romênia e Reino Unido)
Elenco: Daniel Brühl e Diane Kruger

Essa coprodução entre diversos países europeus mostra a força do significado do Natal. Soldados de lados opostos da Primeira Guerra Mundial pausam o conflito para celebrar a noite de Natal com os inimigos.

O GRANDE HERÓI
Diretor: Peter Berg
Ano e país: 2013 (EUA)
Elenco: Mark Wahlberg e Emilie Hirsch

Baseado em fatos reais, o filme mostra Mark Wahlberg como único sobrevivente de um pelotão surpreendido em missão no Afeganistão. A produção tem as melhores cenas de combate já produzidas pelo cinema desde “O Resgate do Soldado Ryan”.

GUERRA AO TERROR
Diretor: Kathryn Bigelow
Ano e país: 2009 (EUA)
Elenco: Jeremy Renner, Guy Pearce e Ralph Fiennes

O filme vencedor do Oscar de 2010 examina a maneira como um soldado é afetado pela guerra. A diferença está na abordagem desse conflito, que combina realismo à dura crítica à presença militar dos EUA no Iraque.

LÁGRIMAS DO SOL
Diretor: Antoine Fuqua
Ano e país: 2003 (EUA)
Elenco: Bruce Willis e Monica Bellucci

Um pelotão liderado por Willis é destacado para resgatar uma médica missionária, que acontece de ser a Monica Bellucci, na Somália. Mas ela só aceita ser resgatada se todos que estão sob os seus cuidados também forem e não é fácil tirar somalis da Somália…

LEBANON
Diretor: Samuel Maoz
Ano e país: 2009 (Alemanha, França e Israel)
Elenco: Yoav Donat e Itay Tiran

Muito premiado, esse drama israelense passado inteiramente dentro de um tanque de guerra mostra quatro soldados tentando sobreviver à Guerra no Líbano e à convivência entre eles.

NASCIDO EM 4 DE JULHO
Diretor: Oliver Stone
Ano e país: 1989 (EUA)
Elenco: Tom Cruise

O mais forte libelo contra a Guerra do Vietnã já produzido pelo cinema se escora na figura de um soldado. Tom Cruise vive um idealista e patriótico soldado que, depois de retornar aleijado do conflito e ser abandonado pelo país, passa a questionar as intenções americanas no país asiático.

NASCIDO PARA MATAR
Diretor: Stanley Kubrick
Ano e país: 1987 (EUA e Reino Unido)
Elenco: Matthew Modine e Adam Baldwin

Filme revela sem pudores a “pilha” para se criar máquinas de combate no Exército. Um sargento treina seus soldados de maneira sádica às vésperas do combate no Vietnã.

O RESGATE DO SOLDADO RYAN
Diretor: Steven Spielberg
Ano e país: 1998 (EUA)
Elenco: Tom Hanks, Matt Damon e Vin Diesel

Uma das muitas obras-primas de Spielberg, o filme mostra o difícil equilíbrio da guerra quando um pequeno pelotão é formado para resgatar um soldado cuja mãe perdeu três filhos na Segunda Guerra Mundial.

SOLDADO ANÔNIMO
Diretor: Sam Mendes
Ano e país: 2004 (EUA)
Elenco: Jake Gyllenhaal e Jamie Foxx

A primeira Guerra do Golfo foi muito anticlimática, ou pelo menos para quem se preparou para ela. Antes de dirigir “Operação Skyfall”, Sam Mendes rodou este duro retrato do fluxo desgovernado de emoções o qual um soldado à espera da guerra se submete.

NA TERRA DE AMOR E ÓDIO
Diretor: Angelina Jolie
Ano e país: 2011 (EUA)
Elenco: Zana Marjanovic e Goran Kostic

Em meio à guerra que opõe bósnios e sérvios, o relacionamento de uma mulher bósnia com um soldado sérvio é abordado com sutileza por Jolie em sua estreia na direção. Pode o amor se sobrepor à rotina de violência ou seria ele apenas mais uma manifestação distorcida dos absurdos da guerra?

TERRA DE NINGUÉM
Diretor: Danis Tanovic
Ano e país: 2001 (Bélgica, Bósnia, França, Itália, Reino Unido e Eslovênia)
Elenco: Branko Djuric e Rene Bitorajac

Outro filme muito premiado, inclusive com a estatueta do Oscar de melhor produção estrangeira em 2002. Dois soldados de lados opostos na guerra da Bósnia se veem em uma situação em que precisarão se unir para vencer circunstâncias que colocam suas vidas em risco.

TIGERLAND – O CAMINHO DA GUERRA
Diretor: Joel Shumacher
Ano e país: 2000 (Alemanha e EUA)
Elenco: Colin Farrell

O filme que revelou o talento de Colin Farrell mostra as opiniões divergentes sobre a guerra em um grupo de soldados que vive a expectativa de embarcar para o Vietnã.

TRÊS REIS
Diretor: David O. Russell
Ano e país: 1999 (EUA)
Elenco: George Clooney e Mark Wahlberg

Novamente a primeira incursão dos EUA no Iraque ganha atenção, mas desta vez banhada em humor negro. David O. Russell mostra como um punhado de soldados resolveu roubar o ouro de Saddam Hussein. Um dos marcos do final da década de 90 nos cinemas.

TROVÃO TROPICAL
Diretor: 
Ben Stiller
Ano e país: 2008 (EUA)
Elenco: Ben Stiller, Tom Cruise e Robert Downey Jr.

Já pensou em espiar os bastidores de um filme de guerra nos moldes de “Apocalypse Now”? É o que oferece, com muita ironia, essa produção que mostra os atores tendo que “encarnar” soldados de verdade em um filme que satiriza Hollywood sem dó.

A VOLTA DOS BRAVOS
Diretor: Irwin Winkler
Ano e país: 2006 (EUA)
Elenco: Samuel L. Jackson, 50 Cent e Jessica Biel

Samuel L. Jackson faz um soldado que serviu como médico durante a segunda invasão norte- americana no Iraque. Quando retorna para a casa, ele traz seus fantasmas consigo.

IG