Desenvolvimento Urbano reforça divulgação do cronograma de coleta de lixo

lixoA coleta domiciliar de lixo é realizada regularmente nos 179 bairros habitados de Aparecida de Goiânia. Mas, a qualidade desse atendimento, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, também depende da assiduidade dos moradores na disposição adequada do lixo para a coleta. “O serviço está regular, mas para torná-lo ainda mais eficiente é necessário que o lixo seja colocado nas lixeiras pelos moradores apenas nos dias em que o caminhão passa no seu setor e o mais próximo possível do horário”, explicou o secretário Rodrigo Gonzaga Caldas.

Pra auxiliar os moradores, a secretaria, em parceria com a Estre SPI Ambiental S.A,. empresa responsável pela coleta do lixo em Aparecida, distribuirá, a partir do dia 7 de julho, 150 mil folders em residências da cidade, contendo o cronograma de coleta em todos os setores. O material organiza os bairros da cidade por dia da semana e ainda informa os turnos da coleta – diurna ou noturna – e os horários de início de atendimento em cada região da cidade.

Por meio do folder, o morador se lembrará mais facilmente dos dias e horários de coleta em seu bairro, além de ter acesso à informações sobre o armazenamento adequado do seu lixo. Além de colocar o lixo na porta de sua casa somente nos dias e períodos correspondentes à coleta de seu bairro, também é importante que cada morador armazene o lixo em sacos plásticos bem fechados, evitando que se espalhe pelas ruas. Outra dica é procurar locais altos para guardar o lixo até o caminhão passar, evitando que cachorros, gatos e outros animais rasguem as embalagens.

Essas medidas proporcionarão o bem estar da família da residência e de toda a cidade, evitando a proliferação de animais e insetos causadores de doença. O folder informativo ainda traz o telefone de contato da Secretaria de Desenvolvimento Urbano para informações, reclamações ou solicitação de serviços. O número é o 3545-9969. “O telefone é um canal de comunicação com a população que ajuda na prestação do serviço. As ligações, além de todos os investimentos já realizados no serviço, também nos permitirão acompanhar se a coleta está de fato sendo realizada em todos os bairros e dentro do previsto pela secretaria e pela empresa responsável”, frisou Rodrigo Caldas.

Além do canal direto de comunicação com o cidadão aparecidense, outra iniciativa recente da secretaria foi a renovação de toda a frota que realiza a coleta da cidade. À pedido da pasta, a empresa Estre substituiu os 17 caminhões prensa responsáveis pela coleta em Aparecida. Os caminhões são dotados de um sistema de rastreamento chamado Pac Man, que é ligado à uma central de monitoramento instalada na Estre e conectato à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O sistema permite que a administração municipal acompanhe a frequência e o cumprimento dos horários de coleta em todos os bairros e ruas de Aparecida, fiscalizando melhor o serviço.

Ações simples e adesão à coleta seletiva também ajudam a manter a cidade limpa

 A Diretoria de Resíduos Sólidos de Aparecida dividiu a coleta de lixo domiciliar em Aparecida em 15 rotas diurnas e 15 noturnas. São coletados uma média de 10 mil toneladas de lixo por mês. Para reduzir esse volume, a prefeitura recomenda que a população faça adesão à coleta seletiva de lixo, que já atende 70 bairros do município. O cuidado com a cidade também se estende à outras medidas simples, que podem ser tomadas por toda a população e são divulgadas pela campanha “Aparecida é sua casa, quem mora cuida”.

A campanha propõe ações como gramar ou cimentar a calçada, acionar o Disque Busque para recolhimento de objetos não desejáveis (ao invés de depositá-los em lotes baldios), entre outras. A iniciativa teve início no ano passado e os 17 novos caminhões prensa utilizados na coleta também contribuem nessa divulgação. Todos foram plotados com a logo e as instruções básicas da campanha. Mais informações no sitehttp://www.aparecida.go.gov.br/campanha/.

SecomAp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios