Bem-vindo(a) à Aparecida de Goiânia
Prevenção contra a dengue

Dengue: Prefeitura recolhe pneus e pede apoio da população para acabar com focos do mosquito

Redação
18 de novembro de 2021

Ação de recolhimento dos objetos descartados irregularmente começou hoje, 17, e segue até sexta-feira. Objetivo é prevenir que o material sirva como criadouro do mosquito Aedes aegypty

No enfrentamento a doenças como dengue, zika e chikungunya, que têm em comum o mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, foi iniciada na manhã desta quarta-feira, 17 de novembro, pela Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), uma força-tarefa para recolher pneus descartados incorretamente em todos os bairros da cidade.

A iniciativa promove a destinação sustentável do material, além de evitar que ele sirva como criadouro do mosquito Aedes aegypti. A coleta se estenderá até sexta-feira, 19, com o esforço organizado de 30 trabalhadores da SMS e 3 da empresa Reverso Reciclagem de Pneus Ltda, parceira da ação.

As atividades são planejadas pela Coordenação de Vigilância Ambiental. da SMS e todos os pneus recolhidos são encaminhados para a Reverso. 14 veículos da SMS, sendo dois caminhões e 12 utilitários, além de um contâiner e um caminhão baú da Reverso estão sendo utilizados.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Iron Pereira, os pneus são o terceiro principal criadouro do mosquito Aedes aegypti. “A ação de recolhimento desse material faz parte do esforço da Prefeitura para reduzir o número de casos da dengue no município com a eliminação de possíveis locais para a proliferação do mosquito, que também é transmissor dos vírus chikungnya e zika”, destaca ele.

OPERACAO COLETA DE PNEUS FOTO CLAUDIVINO ANTUNES 19 SITE 8

Milhares de pneus já coletados

Iron informa que os trabalhos começaram hoje no Centro e já estão na Região do Garavelo: “Até as 14h já recolhemos mais de seis mil carcaças de pneus, muitas delas com larvas do mosquito, o que é preocupante. Vamos continuar trabalhando para reduzir esse risco para a vida das pessoas.”

O gestor lembra que a população também pode contribuir diretamente com o descarte correto ligando no número 3545-4819 e informando o endereço onde há pneus para que as equipes realizem a coleta no local.

Dengue em Aparecida

A cerca de 45 dias para o fim do ano, em 2021, Aparecida registrou o menor número de casos de dengue na cidade, desde 2018. Com 6.051 registros da doença confirmados até o momento, o número é 33% menor do que os 9.072 casos confirmados em todo o ano de 2020. Além disso, neste ano, o município já tem 6.827 notificações de dengue frente aos 9.555 casos notificados no ano passado. Em 2019, foram 18.401 casos confirmados e 18.453 notificados. No ano anterior, em 2018, foram 17.131 confirmações e 18.145 notificações.

OPERACAO COLETA DE PNEUS FOTO CLAUDIVINO ANTUNES 4 SITE 3

“Precisamos nos manter vigilantes e cuidadosos com a limpeza de nossas casas. Só assim podemos vencer o Aedes aegypti. Em 2018, chegamos a confirmar seis óbitos em decorrência da dengue. Em 2019, foram quatro casos de falecimento. Desde então, não tivemos nenhuma nova confirmação, e, no que depender da Coordenação de Vigilância Ambiental, manteremos esse índice zerado. Mas, precisamos do apoio de todos os moradores”, reforça Iron Pereira.

O coordenador ainda enfatiza que cada pessoa deve tirar 15 minutos por semana para fazer uma varredura em seus imóveis, sejam eles ocupados ou vazios, para eliminar quaisquer acúmulos de água. “Estamos também com risco eminente de casos de chikungunya se as pessoas não colaborarem porque ainda não houve uma circulação em alta escala desse vírus em Goiás”, alerta Iron.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram