Datafolha mostra Lula com 58% e Bolsonaro com 31%

Da Redação
09/07/2021 - 13:05
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Datafolha mostra Lula com 58% e Bolsonaro com 31%

Pesquisa publicada pelo jornal Folha de S.Paulo aponta tendência de vitória do ex-presidente no primeiro turno

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria com facilidade, de acordo com pesquisa Datafolha que acaba de ser divulgada. “Lula lidera nos dois cenários apresentados para o eleitor e em todas as simulações de disputa de segundo turno —naquela em que enfrenta o presidente, ganha por 58% a 31%”, aponta a reportagem.

“Nos dois cenários de primeiro turno testados pelo Datafolha, os principais rivais estão na mesma. Lula fica à frente com 46%, ante 25% do presidente. Ciro marca 8% numa e 9%, na segunda. Numa hipótese e noutra, 10% dizem que não votam em ninguém. Nesse cenário, em votos válidos Lula chega a 52%, o que dentro da margem de erro lhe garantiria a vitória em primeiro turno na eleição”, prossegue a reportagem.

Outras pequisas

 Pesquisa PoderData indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria em todos os cenários um eventual segundo turno das eleições presidenciais. De acordo com o levantamento, divulgado nesta quarta-feira (7), o petista derrotaria Jair Bolsonaro (sem partido), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB).

Se as eleições fossem hoje, Lula derrotaria Bolsonaro por 55% a 32%, a maior diferença desde março, quando as pesquisas de opinião começaram a ser feitas pela divisão do veículo. Há um mês, os dois nomes estavam tecnicamente empatados.

A pesquisa mostra ainda diferença de 33% a favor do petista sobre o presidenciável do PDT. Entre os 2.500 entrevistados, de 421 municípios das 27 unidades da federação, 48% disseram votar em Lula, ante 15% que apontaram Ciro. O levantamento mostra que o ex-presidente ampliou a diferença que, até o início de junho, era de 20 pontos percentuais.

Os resultados, compilados pelo Poder 360, também apontam a vitória de Lula, com 51% dos votos, sobre Doria. O governador paulista registra 17%.

Lula é o nome menos rejeitado

A pesquisa indica ainda que Lula é o nome menos rejeitado. Com 36% declarando que não votariam no ex-presidente “de jeito nenhum”, o petista registra o menor índice diante de 56% que rejeitam Bolsonaro e Doria e 52% que não votariam em Ciro. 

De acordo com o PoderData, a margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisas CNT e Quaest

Ontem, simulação feita Quaest Consultoria e o Banco Genial apontou a liderança do petista ainda no primeiro turno de uma eventual disputa pela Presidência, com 43% dos votos.

No início da semana, levantamento CNT/MDA mostrou Lula com 41,3% dos votos, ante 26,6% de Bolsonaro, em um cenário de primeiro turno.