Curso on-line capacita gestores em ações socioambientais

0
36

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai promover curso on-line para gestores de órgãos públicos que desejam instituir ações socioambientais. As inscrições para a primeira turma abrirão nesta segunda-feira (4) e serão realizadas pelo site da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Nesta primeira turma, estão sendo oferecidas mil vagas. Terá duração de 12 horas e será realizado em setembro. O programa A3P visa estimular a adoção de ações na área de responsabilidade socioambiental nas atividades internas e externas. Para facilitar a sua implantação, o MMA  disponibiliza em seu site uma série de cartilhas com informações sobre a adesão, os eixos temáticos e as metas.

O programa traz uma nova mentalidade de gestão dos recursos públicos. Atualmente, 134 instituições possuem termo adesão assinado. A adesão dura quatro anos e depois é preciso renová-la. Outros 472 órgãos fazem parte da Rede A3P, canal de comunicação para troca de experiências. Conheça as instituições participantes.

Ecodicas

As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, que vão desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.

Confira abaixo algumas dicas de mudanças possíveis na rotina dos órgãos:

  – Ao sair por último do ambiente, desligue o ar-condicionado, o computador e as luzes;

  – Dê preferência à iluminação natural, abrindo janelas e persianas;

  – Imprima somente o necessário e use os dois lados da folha;

  – Feche a torneira quando não estiver usando;

  – Use copos retornáveis para tomar água e café;

  – Faça o descarte adequado dos resíduos e encaminhe para cooperativas o que pode ser reaproveitado;

  – Pratique exercícios de respiração e relaxamento ou se movimente um pouco ao longo do expediente para ativar a circulação e recarregar as energias;

 – Contrate fornecedores comprometidos com a sustentabilidade;

 – Informe-se sobre o desempenho ambiental de produtos e serviços;

 – Para subir um andar ou descer dois ou três, use as escadas e aproveite para se exercitar;

– Diminua o uso do carro. Sempre que possível, opte por caminhar, ir de bicicleta, de transporte coletivo ou de carona;

 – Comunique um vazamento assim que o detectar.

Portalbrasil