CTA itinerante atende na Vila Brasília até 27 de abril

0
267

O micro-ônibus foi adaptado para a realização de testes rápidos de Aids e Sífilis

ctmovelO Centro de Testagem e Aconselhamento itinerante (CTA), que realiza testes rápidos para o diagnóstico de Aids, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), atenderá na região da Vila Brasília até o dia 27 de abril. O atendimentro no micro-ônibus adaptado será feito em frente ao Centro Pop, na Rua da Estrada, Qd 108, Lt 03, Vila Brasília das 8 às 17 horas. O CTA itinerante foi adquirido com recurso do governo federal, proveniente do Programa Federal de DST/Aids e Hepatites.

O micro-ônibus adaptado para realização de testes rápidos começou a operar no dia 1° de dezembro. O objetivo é facilitar o acesso ao diagnóstico antecipado dessas doenças, fazendo um trabalho de prevenção. O CTA ficará em média de 15 a 20 dias em cada bairro, de acordo com a demanda e assim atender todas as regiões do município.

O micro-ônibus foi adaptado para a realização de atendimentos individuais e possui três salas, sendo, uma destinada para tratamento psicológico e orientações sobre a doença, uma para a realização dos testes rápidos e uma para vacinação. O automóvel conta também com banheiro e toldo externo. Todas as salas possuem ainda lavatórios para higienização das mãos, com porta papel, saboneteira e armários.

O Centro de Testagem e Aconselhamento já funciona no Centro Clínico de Aparecida, fazendo testes rápidos para diagnósticos de Aids, hepatites virais e outras DSTs. “O micro-ônibus atenderá a população aparecidense em situação de vulnerabilidade ou de difícil acesso à prevenção. Além de ter profissionais conscientizando a população, será feito o acompanhamento de pacientes no tratamento das doenças”, destaca a Coordenadora do Programa de DST/Aids e Hepatites da SMS, Luzia Oliveira.

SecomAp