Costa Rica chega a Santos com festa, e presidente da Federação ironiza europeus

costaricaA Costa Rica surpreendeu ao desbancar Itália, Inglaterra e Uruguai na fase de grupos da Copa do Mundo e avançar às oitavas de final como líder da chave. Agora, os costarriquenhos mandaram para casa a seleção grega e chegaram, pela primeira vez na história, a fase de quartas de final.

Ao retornar a Santos, cidade base da seleção para o período de treinos deste Mundial, o presidente da Federação Costarriquenha de Futebol, Eduardo Li Sánchez, não escondeu o orgulho que os Ticos estavam passando aos seus compatriotas.

“Fico feliz pela Costa Rica. É um momento em que o país está em festa e estamos satisfeitos por isso”, disse Sánchez, para em seguida admitir que La Sele se preparou para surpreender, mas não espetava tanto sucesso. “Não (esperávamos). Nós queríamos passar em segundo lugar, porém, saímos preparados, sabendo que era um grupo muito forte”.

Quando questionado sobre o próximo adversário, a poderosa seleção da Holanda, vice-campeã do mundo na última Copa e melhor time de toda a primeira fase, Sánchez pensou e mandou o recado. “Eu gosto dos europeus”, falou, arrancando risos dos jornalistas presentes e lembrando que a Costa Rica bateu Itália, empatou com a Inglaterra e superou a Grécia nas penalidades.

Sucinto em sua primeira resposta sobre os holandeses, Sánchez posteriormente disse que o confronto deve ser analisado pelo técnico Jorge Luis Pinto, mas não acredita em mudança de postura.

“Isso é assunto da comissão técnica, mas creio que nós não vamos mudar muito nosso sistema”, finalizou, em meio ao tumulto que foi a chegada da delegação ao hotel, em Santos, na noite desta segunda-feira.

Chegada a Santos com festa

A seleção da Costa Rica está longe de seu país, mas pode dimensionar o tamanho de seus feitos pela forma que tem sido recebida pelas pessoas de Santos.

Nesta segunda-feira, por volta das 21h30 (de Brasília), o ônibus que trouxe a delegação do Aeroporto de Congonhas para a Baixada Santista chegou à porta do hotel em que estão hospedados desde a fase de treinos da Copa do Mundo. Centenas de admiradores e jornalistas se aglomeravam enquanto os próprios jogadores se amontoavam nas janelas, do lado de dentro do veículo, para registrar com suas câmeras a recepção dos santistas.

Aos gritos de “É Costa Rica!”, um a um, jogadores e comissão técnica foram descendo. Com sorrisos largos nos rostos, muitos acenaram, deram autógrafos, tudo sem deixar de filmar, talvez para um dia mostrar a amigos conterrâneos.

Grande destaque da classificação às quartas de final da Copa do Mundo com uma vitória nos pênaltis após o empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação contra a Grécia, o goleiro Keylor Navas enalteceu o carinho recebido pelos fãs.

“Sim, esse incentivo vai ajudar a ganhar”, avisou, sem mostrar medo dos holandeses, adversários na próxima fase. “O time está tranquilo (para o jogo contra a Holanda)”. Questionado se Navas era o melhor goleiro do Mundial até o momento, o auxiliar técnico e ex-atacante da Costa Rica, Paulo Wanchope, não hesitou. “Sim, ele é o cara”.

Jogador da Costa Rica na Copa de 2006 e responsável por bater o quinto e último pênalti contra os gregos, o experiente zagueiro Michael Umaña destacou a importância do resultado inédito para o pequeno país da América Central.

“Fico muito contente pelo meu país, pela minha equipe e feliz por estar nas quartas de final”, comentou, antes de ser mais um a agradecer a recepção calorosa. “Estamos muito agradecidos com as pessoas daqui de Santos, muito felizes”, finalizou.

Nesta terça-feira pela manhã o técnico Jorge Luis Pinto já comanda um treino na Vila Belmiro. A imprensa terá acesso apenas aos primeiros 15 minutos. O foco agora é na seleção da Holanda, que eliminou os mexicanos também no domingo. O confronto está marcado para o próximo sábado, na Fonte Nova, em Salvador-BA, às 17 horas.

IG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios