Copom inicia hoje reunião para definir taxa básica de juros

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

O Comitê de Política Monetária (Copom) inicia hoje (29) a reunião de dois dias para definir a taxa básica de juros, a Selic. Esta é a última reunião do comitê neste ano.

Amanhã (30), ao fim do segundo dia de reunião, o Banco Central (BC) anuncia a decisão sobre a Selic. De acordo com a pesquisa semanal do BC a instituições financeiras, a expectativa é de que o Copom dê continuidade ao ciclo de cortes na Selic, com redução da taxa dos atuais 14% ao ano para 13,75%.

No mês passado, o Copom reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual, a primeira redução em quatro anos.

O principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação é a taxa básica de juros, usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o controle sobre a inflação. Quando mantém a taxa, o Copom considera que ajustes anteriores foram suficientes para alcançar o objetivo de controlar a inflação.

Denuncias e Informações? Chat via WhatsApp