Contação de histórias estimula gosto pela leitura em Goiânia (GO)

O projeto “Mala de Leitura”, da Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves, em Goiânia (GO), tem despertado nos estudantes o desejo por viajar pelo mundo fantástico dos livros.

Responsável pela Mala de Leitura, a pedagoga Maria Cecília Mendonça de Almeida explica que dentro do projeto há várias ações diferentes, como a parada literária, em que os alunos se reúnem em qualquer lugar da escola para leitura e contação de histórias. Além do sarau no fim de cada ano, envolvendo toda a escola, com apresentações teatrais, transpostas dos livros para os palcos.

“Eu apresento os livros para as crianças como bens preciosos”, comenta a pedagoga. Além de incentivar a leitura, a contação de histórias serve a outros objetivos. “Procuramos também comentar sobre os autores e ilustradores”, completa.

A sala de leitura da escola é utilizada ainda para outras atividades. Maria Cecília faz uso de vídeos e apresentações teatrais para reforçar o aprendizado de outras disciplinas. Em maio último, por exemplo, ela mostrou aos alunos as diferenças entre os diversos alimentos de forma lúdica, com ajuda de livros e vídeos.

Segundo o Coordenador de Turma da unidade de ensino, Juliano Batista Borges, todas as sextas-feiras os alunos levam os livros para casa, retornam na segunda-feira e contam as histórias para seus colegas. “Aqueles que se interessam pelas histórias já pegam os livros na próxima sexta”, conta.

Os livros utilizados pelos alunos deste projeto são disponibilizados pelo programa de acesso à biblioteca na escola. O objetivo é estimular o gosto pela leitura e democratizar o acesso à informação, oferecendo amplo acervo de livros em diversas escolas públicas de todo o País. São obras de vários gêneros literários, como romances, contos, novelas, biografias, poemas, crônicas, quadrinhos e obras clássicas.

Fonte:Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios