Constipação Intestinal

intestinoA constipação é um problema muito comum e é motivo de queixa de muitas mulheres. Eu costumo dizer que tenho um sistema digestivo abençoado porque sempre funcionou direitinho mesmo quando eu não tinha uma vida tão saudável.

Mas como é um assunto recorrente aqui, resolvi pesquisar um pouquinho sobre a popular “prisão de ventre” para aprendermos mais.

Esse assunto ainda é tabu para muitas pessoas, que se envergonham de falar sobre isso. Gente! Mas estamos falando de saúde e então deve ser tratado com todo o nosso respeito e atenção.

Olhem só! Pesquisadores apontam que cerca de 18 milhões de brasileiras sofrem de prisão de ventre.

O sistema digestivo é um dos mais sensíveis quanto à ações externas como estresse, alterações de humor, hábitos poucos saudáveis, problemas emocionais, mudanças e viagens. Sendo o sistema que mais sofre interferências emocionais precisamos cuidar não apenas da alimentação mas também do emocional como eu disse AQUI.

É difícil diagnosticar exatamente os caso de constipação intestinal porque existem vários motivos e sintomas, e na medicina cada caso é um caso. Para os médicos o normal é que a pessoa vá ao banheiro de 3 a 12 vezes por semana. Então se você vai no banheiro fazer o número 2 dia sim, dia não, não tem qualquer problema.

Ah! Só é considerado constipação quando a evacuação é insuficiente ou necessita de um grande esforço para ocorrer, o que pode causar grande desconforto na rotina e até problemas mais sérios como desnutrição, gases, anemia, fissuras, hemorróidas, entre outros.

É por isso que a saúde do intestino é fundamental para o nosso corpo, pois é nesse órgão que acontece a absorção de água e nutrientes, indo muito além da simples digestão.

Os principais fatores que afetam a saúde do intestino são a escassez de fibras ingeridas no dia a dia, decorrente de uma alimentação pobre em nutrientes. Além disso, o excesso de alimentos refinados como açúcar branco, farinha branca, frituras, bebidas alcoólicas e carnes vermelhas também podem comprometer o funcionamento do sistema digestivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios