Aparecida de Goiânia, sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Conheça os segredinhos da mistura de arroz com cogumelo seco e semente de girassol

Redação
24 de agosto de 2021

A receita é uma espécies de risoto

Que tal juntar cogumelo hidratado e sementes de girassol ao arroz? O Comida de Verdade desta semana ensina a preparar um prato saboroso e nutritivo que serve 3 pessoas para um jantar.

As dicas são da cozinheira Sayonara Salum revelam pelos menos dois segredinho importante para o bolso e o prazer da boa alimentação.

Aprenda também: Canoa de berinjela: aprenda uma receita nutritiva e simples de fazer

A primeira dica tem a ver com o preço do cogumelo seco, que pode assustar na hora da compra. Sayonara revela que apenas 15g é quantidade suficiente para o sucesso da receita. O processo de hidratação faz com a porção cresça e seja melhor aproveitada. 

Outro segredinho revelado é quanto a consistência dos ingredientes. Ela brinca relacionando o contraste da maciez do arroz tipo risoto e cogumelo hidratado com a crocância das sementes de girassol. 

Ingredientes

- 15 g de cogumelo seco;
- 1/2 xícara de arroz (sugestão do tipo arroz cateto);
- 1/3 de xícara de semente de girassol;
- 1 cebola;
- 3 dentes de alho;
- azeite;
- sal;
- pimenta;
- salsinha

Aprenda também: Sabor árabe: aprenda a fazer falafel sem glúten

Modo de preparo

Comece hidratando o cogumelo seco em 100 ml de água fervente por 20 a 30 minutos.

Mais uma dica: o cogumelo funciona como uma esponja ao absorver a água. Quanto menor o tempo de hidratação, menor a maciez, sendo possível cada pessoa preparar ao seu gosto.  

Enquanto o cogumelo está sendo hidratado, corte cebola, alho, salsinha e semente de girassol para tostar em uma frigideira. 

Mais uma dica: não precisa colocar óleo, basta aproveitar a oleosidade dos próprios ingredientes que serão liberados durante o aquecimento.

Reserve o ingredientes tostados. O tempo já suficiente para a hidratação dos cogumelos. Então, coe e guarde a água para utilizar novamente em outros momentos da receita. Dê uma picadinha no cogumelo e comece a fazer o arroz.

Como você costuma fazer o arroz? A cozinheira Sayonara costuma fritar e refogar. Ainda no preparo desse arroz é necessário utilizar 1/2 da água que hidratou o cogumelo. Além disso, deve-se acrescentar mais água para deixar o arroz cozinhando.

Aprenda também: Receita: Panela de legumes recheados com arroz e carne moída à moda do mediterrâneo

Enquanto o arroz vai cozinhando, chega o momento de preparar o refogado do cogumelo. Na mesma frigideira utilizada anteriormente, é necessário colocar duas colheres de azeite de oliva e uma cebola grande picadinha. Deixa dourando e coloca sal, que ajuda a desidratar e dourar.

Quando o refogado estiver bem douradinho, é a vez de acrescentar os cogumelos. Deixe-os incorporar na cebola. Depois coloque alho, tempere com sal e pimenta e acrescente o restante daquela água que você guardou.

Deixe cozinhar mais um pouquinho e vá ficando de olho. Quando o arroz estiver quase pronto, ainda com um pouquinho de água mas al dente, coloque o refogado do cogumelo e misture no arroz, juntando as sementes de girassol tostadas também.

Está pronto, para ser servido com uma salsinha picadinha em cima, que também dá aquele aroma gostoso e um sabor característico. A receita rende 3 pessoas bem servidas. 

Fonte: https://www.brasildefato.com.br/

Imagem: https://pexels.com/pt-br/

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram