Confiança de Serviços sobe 4,2% em abril e registra primeira alta do ano

0
46

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da Fundação Getulio Vargas subiu 4,2% de março para abril. Apesar de representar a primeira alta no ano, o índice é o segundo menor da série iniciada em junho de 2008.

A primeira elevação da confiança do setor no ano não altera a percepção desfavorável das empresas sobre o rumo dos negócios, segundo disse Silvio Sales, consultor da FGV. As avaliações sobre o momento atual ficaram estáveis, e o destaque foi a melhora das expectativas.

“Devemos aguardar os próximos resultados, mas é provável que essa alta de abril reflita a combinação de dois fatores: acomodação do índice após queda acentuada; e uma aparente redução de incertezas relacionadas, por exemplo, ao ambiente político ou à possibilidade de racionamento energético”, acrescentou Sales.

O movimento positivo do ICS em abril alcançou dez de 12 atividades e foi determinado, principalmente, pela melhora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Expectativas (IE-S) avançou 7%. No mês anterior, houve queda de 10,7%. Já o Índice de Situação Atual (ISA-S), que havia recuado 14,1% em março, ficou praticamente estável, ao variar 0,2%.

*Matéria alterada às 10h20 de 30/04 para corrigir informação. Diferentemente do que o texto informava, o Índice de Confiança mencionado é de Serviços, e não da Indústria. O título também precisou ser alterado.

ABr