Com agenda voltada a questões sociais, papa viaja ao Equador em novo ‘tour’ pela América Latina

0
60

Em segunda visita ao seu continente de origem, pontífice argentino passará também por Bolívia e Paraguai nos próximos dias

O papa Francisco viajou neste domingo (05/07) para o Equador, a primeira parada de sua segunda viagem ao continente latino-americano desde que assumiu o posto máximo na Igreja Católica. Com agenda formulada para discutir questões sociais, o pontífice argentino também irá visitar Bolívia e Paraguai.

“Pela primeira vez a visita será feita a três países, não os maiores e os primeiros na geopolítica, seguindo a lógica das periferias querida pelo Pontífice”, declarou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, segundo a agência Ansa.

“A história desses três países, feita de conflitos e ditaduras, será um elemento importante para entender as mensagens que o Papa irá proferir”, explicou Lombardi.

No Equador,  onde permanecerá até quarta (08/07), o papa se encontrará com o presidente, Rafael Correa, em Quito, e também se reunirá com estudantes e membros da sociedade civil e do clero, em Guayaquil, a cidade mais povoada do país.
A visita ao continente era aguardada desde 2013, quando Jorge Mario Bergoglio assumiu a liderança da Igreja Católica e esteve no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

Ainda neste ano, o pontífice tem agendada uma viagem para Cuba e EUA. No ano passado, Francisco foi um mediador fundamental nas negociações para a retomada das relações diplomáticas entre Havana e Washigton, rompidas há mais de meio século.

Operamundi