Celulares básicos devem desaparecer em poucos anos

0
55

celularesDados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) mostram que os smartphones somam 76% dos aparelhos usados no Brasil, segundo pesquisa divulgada no mês passado. Três a cada quatro celulares vendidos no Brasil são smartphones, o que mostra que os celulares básicos, que basicamente só fazem e recebem chamadas e enviam SMSs estão perto de desaparecer.

Este ano, foram vendidos, entre janeiro e maio, cerca de 28,2 milhões de celulares no país. O número representa crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Do total, 19,5 milhões (69%) eram smartphones, que podem baixar aplicativos, ao contrário dos aparelhos básicos, chamados de “feature phones”.

Já a partir do mês de maio, o volume de vendas de telefones inteligentes chegou à marca de 76% do total. Até o fim desse ano, segundo a Abinee, devem ser vendidos no país 64,9 milhões de celulares, sendo que 46,8 milhões (72%) serão smartphones. O celulares básicos devem fechar o ano com vendas que somam 18 milhões de unidades (28%).

Alguns fabricantes, como a Microsoft, que adquiriu a Nokia, já anunciaram a descontinuidade de aparelhos básicos para investir mais em smartphones. Outras empresas também anunciaram que o suporte e serviços para dispositivos básicos serão encerrados em no máximo 18 meses.

GGN