Carreiro restaura carro de boi de 1942 para participar de desfile em Trindade

religiaoA devoção ao Divino Espírito Santo motivou o carpinteiro Denis Wilson, de Catalão, no sudeste de Goiás, a dedicar dois meses de trabalho à restauração de um carro de boi fabricado pelo bisavô dele em 1942. A tarefa teve como objetivo participar do desfile de carreiros realizado na Festa do Divino Pai Eterno em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, nesta quinta-feira (3).

Esta é a 5ª vez que Denis participa do desfile. Porém, para ele a romaria deste ano tem um valor especial. “Ele [o bisavô] construiu esse carro e eu sempre tive vontade de botar ele para rodar de novo”, afirma o carpinteiro.

Além do carro, todos os acessórios que um carreiro precisa para a jornada também foram renovados. A exceção é um chifre onde é guardado o azeite de mamona, óleo que lubrifica o eixo do carro de boi e garante a sonoridade característica deste tipo de veículo. “Banha de porco também é bom, mas nós gostamos do azeite porque é mais macio para o carro cantar”, afirma o carreiro Heleno Camilo Alves.

A romaria de Denis e outros carreiros teve início em Orizona, a 160 km de Trindade. Eles garantem que todo o esforço é feito em nome do agradecimento às bênçãos alcançadas. “Para o Divino Espírito Santo tudo que se faz é pouco. E eu quero ajudar por tantas graças que a gente recebe pelo Divino Espírito Santo e faz parte das minhas raízes”, afirma José João Borges.

Desfile
Cerca de 350 carreiros são esperados para o tradicional desfile que ocorre a partir de 9h desta quinta-feira (3) em Trindade. Os participantes sairão da Igreja Matriz, onde receberão benção, e seguirão até o Carreiródromo.

No local, os carreiros se unem a milhares de peregrinos que vão à chamada “Capital da Fé” para a Festa do Divino Pai Eterno. O evento começou na sexta-feira (27) e vai até o dia 6 de julho. Segundo a organização, nos cinco primeiros dias da festa 600 mil pessoas passaram pelo local. A expectativa é que 2,5 milhões de pessoas participem da Romaria do Divino Pai Eterno.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios