Cápsula Dragon da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Cápsula levou quatro astronautas que ficarão seis meses na estação

A Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou hoje (17) que a cápsula Dragon, da SpaceX, com quatro astronautas a bordo, chegou à Estação Espacial Internacional (EEI). 

A primeira fase da acoplagem foi concluída às 4h01 (mesma hora em Lisboa), de acordo com imagens divulgadas pela Nasa. A segunda fase terminou minutos depois.

Chamada de Resilience, a cápsula foi lançada às 20h27 de domingo (00h27 dessa segunda-feira em Lisboa), a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida (Sudeste dos Estados Unidos), por um foguete Falcon 9, da companhia do empresário Elon Musk SpaceX, o novo meio de transporte espacial da Nasa, após nove anos de dependência da Rússia.

Em entrevista coletiva, o chefe da Nasa, Jim Bridenstine, comemorou. “É um grande dia para os Estados Unidos e para o Japão”, declarou, numa referência aos quatro astronautas a bordo da cápsula: três norte-americanos, Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e um japonês, Soichi Noguchi. Eles vão se juntar aos dois russos e a uma norte-americana, que já estão na estação, e ficarão seis meses no laboratório orbital, 400 quilômetros acima da Terra.

O primeiro voo operacional ocorre após a missão de demonstração, realizada entre maio e agosto, durante a qual dois astronautas norte-americanos foram transportados para a estação e de volta à Terra sem problemas pela SpaceX.

A cápsula Dragon é o segundo aparelho atualmente capaz de viajar para a Estação Internacional. O primeiro foi a Soyuz russa, que desde 2011 tem transportado todos os residentes da estação.

A SpaceX deve lançar mais dois voos com tripulação em 2021 para a Nasa, incluindo um com o europeu Thomas Pesquet, e quatro missões de abastecimento nos próximos 15 meses.

*Com informações da RTP/ABr

Notícia postada em  

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e nosso Termos de Uso, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.