Caminhar 90 minutos na natureza ajuda a combater depressão

0
74

Quer se livrar da depressão? Caminhe na natureza. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que sugere que caminhar por 90 minutos entre árvores e arbustos diminui o nível de pensamentos negativos e reduz a atividade nas áreas cerebrais relacionadas a doenças mentais.

O estudo, publicado no periódico científico “Proceedings of the National Academy of Science”, sugere ainda que parques naturais próximos aos grandes centros são essenciais para manter a nossa saúde mental.

Os pesquisadores separaram os participantes em dois grupos que caminharam por 90 minutos. Um deles em uma área repleta de carvalhos e arbustos e o outro, ao longo de uma rodovia com tráfego intenso. Antes e depois da caminhada, os pesquisadores mediram a atividade cerebral, os batimentos cardíacos e velocidade da respiração dos participantes.

Ao fim das caminhadas, os cientistas encontraram poucas diferenças nas condições psicológicas dos caminhantes. No entanto, as mudanças cerebrais foram marcantes.

Nos voluntários que caminharam em contato com a natureza, a atividade neuronal na região do cérebro relacionada aos pensamentos negativos repetitivos diminuiu consideravelmente.

CL