Bem-vindo(a) à Aparecida de Goiânia
Black Fraude

Black Friday! Iphone 11 por 2 mil? Cuidado!

Redação
17 de novembro de 2021

Black Friday pode trazer prejuízos financeiros e transtorno aos desatentos


Neste mês de novembro ocorre um evento mundialmente conhecido como "Black Friday" que na tradução para o português quer dizer "sexta-feira negra", tal evento promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas pelo país, pelos menos era a ideia original principalmente nos Estados Unidos, porem sabemos que não é bem assim, não será o foco da nossa conversa, mas devemos ressaltar que muitos comerciantes aqui no Brasil utilizam desse evento para vender mais pelo mesmo preço que vendiam semanas antes, por este motivo ficou o dito popular conhecido como "Black Fraude".

Agora o inimigo é outro! Pessoas más intencionadas estão clonando sites, inclusive com certificado SSL, para dar mais segurança ao internauta que busca comprar um produto pela "net" mais em conta, porem não basta ter apenas o certificado, pois esse garante segurança em relação à dados perante terceiros, portanto entre você e o fraudador não existe "criptografia" e seus dados podem sim ser clonado dependendo do sistema que ele utilizou para receber o pagamento.

Sites como Americanas, Casas Bahia, Carrefour, Ponto, Extra, entre outros, estão sendo clonados com ofertas inexistentes, sendo impulsionadas no Instagram, Facebook, anúncios patrocinados no Google etc. Ja é viável para os golpistas aplicarem golpes em dias normais, agora com o evento de desconto o numero de vitimas tendem a aumentar, pois de fato o evento é para promover descontos especiais, porém causa uma vulnerabilidade maior aos internautas desavisados.

iphone11
Iphone 11 com 256GB anunciado no Instagram em 17/11/21

Basta visualizar os feeds e estories do Instagram que chove de "ofertas" chamativas, porém todo cuidado é pouco, devemos usar sempre um dito popular para afastar a emoção e assim agirmos com a razão, "quando a esmola é demais, o santo desconfia".

Hoje pela manhã, nós nos deparamos com este anuncio, um Iphone 11, sendo "vendido" por um valor bem abaixo de mercado, hoje um aparelho como este custa pelo menos o dobro do que foi anunciado. Outro anuncio se referia a um ar condicionado de 12.000 btu`s, por R$ 799,00. Anuncio que redirecionava para um site clonado da Americanas.com, com domínio e SSL, porem divergente do domínio original o que configura fraude e possivelmente quem efetuou o pagamento caiu em um golpe, pois verificamos o mesmo anuncio no site oficial da americanas.com.br e o produto não custa menos que R$ 1.599,00.

DICAS

primeira coisa, sempre desconfie se o desconto é muito grande. Se a venda é feita pela internet procure saber a respeito do domínio, embora não seja ainda obrigatório, todo E-commerce tem um CNPJ no rodapé do site, existem sites como o ReclameAqui que fornece consulta gratuita sobre reputação da loja, também é possível consultar o CNPJ no site da receita federal e comparar os dados do cartão CNPJ com os dados disponíveis no E-commerce

Certificado SSL (protocolo https/cadeado localizado antes do endereço do site), não quer dizer que seja uma compra segura, como dito anteriormente o SSL protege os dados apenas contra terceiros que não tem relação com a transação, mas o SSL seria uma segurança maior.

Anúncios nas mídias sociais que você considerar fraude, pode ser denunciado na própria publicação, como ocorre no Instagram, Facebook.

Black Friday vs Black Fraude

Uma pesquisa mostrou que no evento da "Black Friday" mais da metade dos brasileiros não confiam nas promoções que o comercio anuncia, considerada o evento mais importante para o varejo pelo menos 64,4% dos entrevistados alegaram que não há promoções de verdade na Black Friday e que os varejistas dentem em aumentar os preços semanas antes para quando chegar no evento baixar os valores no patamar de antes.

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES?

envie um email para

[email protected]

2005 - 2021
magnifiercross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram