Bike Brasília supera a marca de 30 mil cadastros

Bicicletas foram usadas mais de 20 mil vezes

O sistema de bicicletas compartilhadas da capital tem sido bastante utilizado como modal complementar ao transporte público, mas também para turismo e lazer. As 200 bicicletas disponíveis foram utilizadas mais de 20 mil vezes e, diante da crescente demanda, a cidade ganhará mais 200 bikes até o fim de julho. bike bsb2.

As próximas 10 estações serão instaladas em 15 dias, nos seguintes locais: Shopping ID; Setor Bancário Norte; Galeria dos Estados; 102 Sul; Ministério do Planejamento; Ministério da Saúde, CLN 302/SQN 102; EQS 202/203; Terminal do Touring e próximo ao Hospital de Base.

Samambaia e Ceilândia também serão contempladas pelo sistema de compartilhamento de bikes. O chamamento público para empresas interessadas em operar o sistema nas duas regiões será lançado ainda no segundo semestre de 2014. A fase inicial de implantação, tal qual acontece em Brasília, também será experimental.

A ideia é garantir a mobilidade por bicicletas em regiões que já possuem malha cicloviária, conforme destacou o secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon. “O objetivo é assegurar a mobilidade urbana sustentável e o deslocamento seguro dos usuários nas cidades. Com essas ações, promovemos a qualidade de vida e cuidamos do meio ambiente”, afirmou.

ANÁLISE

Para a coordenadora do projeto Cidade Verde, da Faculdade de Educação/Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, Maria Rosa Ravelli Abreu, a rede cicloviária foi uma realização “excelente”.

“O primeiro projeto de ciclovias na cidade data de 1972. A sociedade civil lutou muito para que isso acontecesse”, disse. “É importante o uso da bicicleta no dia a dia, sobretudo para pequenos percursos, porque é expressiva a diminuição da poluição em cidades que usam o sistema há mais tempo”, completou.

Rosa espera, agora, que a rede continue aumentando, assim como a integração entre as ciclovias e o posicionamento do serviço em mais regiões do DF. “Entendo que é um processo, mas é muito importante que tenha começado”, finalizou.

O Bike Brasília é uma das ações previstas no Plano de Mobilidade Por Bicicletas no Distrito Federal, que indica, também, a construção de mais ciclovias e de estacionamentos para bicicletas, dentre outras iniciativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detected

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios