Bacalhau com legumes

Ingredientes
1 kg de lombo de bacalhau dessalgado e congelado;
1 maço de minicenouras (3 unidades por pessoa);
1 pacote de 300 g de minicebolas (5 unidades por pessoa);
1 kg de batatas-bolinhas (6 unidades por pessoa);
2 abobrinhas;
300 g de quiabo;
300 g de vagem holandesa;
1 copo de leite;
1 limão-siciliano;
1 cabeça grande de alho;
50 g de manteiga;
Flor de sal;
Sal negro;

Modo de fazer
1
Descongele o bacalhau em uma vasilha grande com água e um pouco de sal grosso. Quando chegar à temperatura ambiente (aproximadamente 30 minutos), seque bem as postas com papel absorvente e dê um banho de leite por aproximadamente 15 minutos.
2 Jogue o leite fora, ponha as postas em uma panela com água e leve ao fogo até levantar fervura. Desligue, escorra bem e reserve.
3 Lave as batatas com uma escova e coloque-as, com casca, em uma panela com água. Deixe ferver por 20 a 30 minutos. Elas devem ficar bem macias por dentro, mas sem se desfazer. Escorra, passe um pincel com azeite sobre elas e reserve.
4 Lave todos os vegetais com uma escova, sem tirar a casca, e seque-os bem. Preaqueça o forno a 200ºC por 15 minutos.
5 Em uma panela pequena, coloque uma boa porção de manteiga, uma pitada de flor de sal, uma pitada de açúcar, as cebolas inteiras, descascadas, e os dentes de alho com casca. Leve ao fogo muito baixo e deixe caramelizar lentamente (cerca de 30 minutos).
6 Coloque em uma assadeira as batatas e o bacalhau e leve ao forno. Mantenha a temperatura de 200ºC.
7 Em uma frigideira bem aquecida coloque um pouco de azeite (ou óleo de milho ou de semente de uva), um pouco de flor de sal e comece a grelhar os legumes, inteiros, um tipo por vez, de forma que fiquem tostados, porém bem al dente. Comece pelos vegetais mais duros. Para o quiabo, esprema meio limão na frigideira durante o processo. Para a abobrinha, a dica é tostá-la inteira e cortá-la em fatias transversais antes de levar ao forno. Conforme os legumes vão ficando prontos, coloque-os na assadeira, juntamente com o bacalhau e as batatas, e eleve a temperatura para 240ºC.
8 Por último, retire as cebolas caramelizadas e o alho da panela, junte-os aos legumes e pincele o molho caramelizado sobre o bacalhau. Se desejar, rale um pouco de casca de limão-siciliano sobre as postas de bacalhau.
9 Mantenha no forno até as batatas dourarem. Retire do forno, amasse as batatas levemente com um amassador, salpique sal negro e azeite extravirgem sobre elas e sirva.

Dica
O bacalhau e as batatas ficarão no forno por aproximadamente 30 minutos; os demais legumes, entre 15 e 20 minutos; e a cebola e o alho, cerca de 10 minutos.