Aventure-se pelas ilhas do Brasil

0
60

fernandodenoronhaPassar as férias em uma das centenas de ilhas do Brasil, fluviais ou oceânicas, sempre foi um privilégio para poucos – e um desejo de muitos. A boa notícia é que o Brasil tem centenas delas, muitas preparadas para receber bem os turistas.

Recentemente, o site TripAdvisor, um dos guias eletrônicos mais populares da rede, selecionou as 10 melhores ilhas da América do Sul, onde cinco delas são brasileiras. Os critérios avaliados foram qualidade e quantidade de avaliações dos últimos 12 meses, incluindo seus hotéis, restaurantes e atrações. São elas: Fernando de Noronha (PE), Tinharé (BA), Boipeba (BA), Ilhabela (SP) e Ilha Grande (SP).

O arquipélago de Noronha é reconhecido pelo projeto Praia sem Barreiras, que oferece a pessoas com dificuldade de locomoção, esteiras para acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para banhos assistidos. Já Ilhabela (SP) se destaca pela competitividade de seus atrativos turísticos e aspectos ambientais. Atualmente, a ilha está recebendo a implantação de uma ciclovia e um passeio público com investimento de R$ 195 mil do Ministério do Turismo.

Os turistas que desejam se aventurar por trilhas ecológicas em plena Mata Atlântica podem visitar Boipeba (BA) e a Ilha de Tinharé (BA), mais conhecida como Morro de São Paulo, ambos em uma região conhecida como Costa do Dendê. Já Ilha Grande (RJ) é um paraíso relaxante pouco explorado. Não há pontes nem balsas para transportar veículos e a única forma de se chegar é de barco. Como recompensa, a beleza natural e 30 pequenos restaurantes que oferecem frutos do mar frescos. E você, já teve o prazer de conhecer alguma delas?

portalbrasil