App ajuda a fiscalizar mobilidade e segurança das cidades-sede da Copa do Mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

aplicaO aplicativo Colab, que também é uma rede social voltada para cidadania, vai oferecer a possibilidade de que brasileiros e turistas estrangeiros possam informar ao governo sobre o funcionamento dos serviços em arenas, aeroportos, metrôs, ônibus e táxi durante a realização da Copa do Mundo. Serão 14 categorias disponíveis para a fiscalização, com a indicação das condições de funcionamento dos serviços. Ao final do evento, o Colab divulgará os resultados.

Para usar o serviço, basta acessar o aplicativo nas versões iOS e Android ou mesmo na versão web e selecionar o grupo de categorias “Copa do Mundo”. O passo seguinte, é informar local, relato e foto do problema enfrentado. Entre as possibilidades, há desde problemas com ônibus, trem, metrô e aeroporto superlotados até atraso excessivo em voos, dificuldades de acessibilidade em estádios e presença de cambistas.

Uma vez feita a denúncia, ela estará disponível para que outros usuários do serviço possam endossá-la ou compartilhá-la. Além disso, a denúncia será encaminhada pelo aplicativo ao órgão público responsável, a fim de que esse possa dar um retorno ao cidadão.

Para o fundador do app, Gustavo Maia, a iniciativa do Colab cria um novo canal para que o Governo possa se relacionar com a população, promovendo a acessibilidade e a segurança de brasileiros e turistas.

“Queremos aproveitar o momento em que o Brasil se une para extravasar a paixão pelo mundial de futebol e levar toda essa corrente de união em prol da melhoria do País. Pretendemos ser aliados aos esforços do Governo, bem como estimulamos projetos similares”, afirma. O Colab teve a versão para smartphone eleita, no ano passado, o melhor app urbano do mundo no prêmio AppMyCity.

GGN

Notícia postada em  

  • 9 de junho de 2014
  • Da Redação